sexta-feira, março 21

VOANDO SOBRE UM NOVELO DE EQUÍVOCOS


Reproduzir cenas de violência? Não vou por aí. O ambiente informativo nacional já está saturado com as imagens da refrega entre uma professora e uma aluna por um telemóvel. A mediatização do caso pode suscitar todas as leituras: falta de autoridade dos professores, indisciplina dos alunos, alheamento dos pais face ao processo educativo, … por aí fora. Mas tudo é apresentado, a reboque das imagens colhidas na sala de aula, como se fora um estúdio, de uma forma demasiado simples.

As alterações ao Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, publicadas no Diário da República, reforçam a autoridade dos professores e a autonomia das escolas, ao mesmo tempo que simplificam e agilizam procedimentos, conferindo maior responsabilidade aos pais e aos encarregados de educação.

O que diz a Lei nº 3/2008, de 18 de Janeiro?

O que diz o Artº 15º da Lei, a respeito dos deveres dos alunos, tocando no assunto em apreço?

q) Não transportar quaisquer materiais, equipamentos tecnológicos, instrumentos ou engenhos, passíveis de, objectivamente, perturbarem o normal funcionamento das actividades lectivas, ou poderem causar danos físicos ou morais aos alunos ou a terceiros;

O que poderá dizer um cidadão normal face ao conhecimento dos factos e da legislação, apesar de todas as polémicas, dificuldades e crispações? Cumpra-se a lei!
.

2 comentários:

Tinta Azul disse...

Estou de acordo. Muitos dos problemas e conflitos existentes derivam do não cumprimento das regras estabelecidas, ou da falta de regras claras e inequívocas dentro das escolas que sejam universalmente cumpridas.
A equipa de professores de uma escola deve adoptar exactamente os mesmos procedimentos perante os alunos, pois se um professor deixa isto e aquilo, o outro não deixa isto aquilo, mas deixa outra coisa, é como os filhos com os pais, sempre que há contradição entre pai e mãe, esticam a corda ao máximo.
Um aluno não vai para a sala de skate, nem bicicleta, ... porque há-de ir de telemóvel?

mdsol disse...

Ando farta de pedagoentos e de pedagogentas... por isso no essencial concordo consigo. Ainda assim peguei no assunto por um ponta possível...ao correr da pena. Se quiser espreite:
http://okayempatins.blogspot.com/2008/03/tinha-jurado-mim-mesma-que-no-falava.html

:))