A imprensa escrita, com assinaláveis perdas de audiência, busca construir um espaço novo interagindo – no caso que interessa – com a blogosfera. O tema é merecedor de reflexão e estudo por especialistas mas não há soluções milagrosas. A imprensa escrita, tal como a conhecemos, vai transformar-se profundamente nos próximos decénios. Não é necessário ser um barra em comunicação para antever o que se vai passar. Está emergindo em força, já não como exercício pioneiro e diletante, uma nova era na qual a comunicação em tempo real já não é sequer monopólio das televisões.
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Qualquer um de nós tem a experiência pessoal de aceder à informação mais cedo do que os meios de comunicação tradicionais. A sua lentidão chega a ser enervante para qualquer internauta amador, mediano e sénior, como é o meu caso. Quanto mais para os jovens formados na era digital. Alguma imprensa tradicional tenta recuperar audiências através de enlaces com a “imprensa digital”. Pode ser que dê para adiar, ou atenuar, as perdas mas é um pouco como aquela fase dos primórdios do cinema a cores em que se tentou colorir a fita a preto e branco.
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Não dá porque a revolução tecnológica não vai parar e, pelo contrário, vai acelerar a democratização do acesso à produção e divulgação, simultânea, de conteúdos (maus, assim-assim e de boa qualidade) na blogosfera. Esta dinâmica parece não ter regresso, inviabilizando a apropriação pelo velho modelo de imprensa do novo suporte tecnológico no qual a blogosfera, e não só, explode e se consolida, quer em quantidade, quer em qualidade. A coisa está difícil!
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