quarta-feira, outubro 26

Crónica de Uma Fidelidade


Fotografia de Angèle

A questão presidencial está na ordem do dia. A minha declaração de interesses nesta matéria é simples de fazer. Não tenho ligação orgânica a qualquer candidatura. É provável que não venha a surgir qualquer outro candidato, com relevância eleitoral, para além de Mário Soares, Cavaco Silva, Manuel Alegre, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã.

É interessante sublinhar que, nestas eleições, só uma mulher, Carmelinda Pereira, surge como candidata mas, aparentemente, o resultado que obtiver não contará para o desfecho final.

Como é público e notório apoio a candidatura de Mário Soares. O assunto interessa-me, desde logo, porque sempre me interessaram, em geral, as eleições e, em particular, as presidenciais.

Mas eu próprio me interroguei acerca da fidelidade do meu voto em Mário Soares. É, no essencial, um percurso político que a justifica. Numa série de posts – sem periodicidade definida - vou fazer uma viagem “impressionista” através desse percurso porque ajuda a avivar a memória dos que não têm vergonha do seu passado, das suas lutas, dúvidas, convicções, rupturas, dissenções e entusiasmos.

As minhas desculpas antecipadas pelos erros e omissões involuntárias nesta breve digressão que não é mais do que uma necessidade de partilhar, com vista ao futuro, algumas memórias de um passado recente que, pela aceleração da passagem do tempo, parecem mais longínquas do que de facto são.

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
hfm disse...

Aqui não estamos de acordo.

Anónimo disse...

«nestas eleições, só uma mulher, Carmelinda Pereira, surge como candidata» - Falso! E Manuela Magno?

http://manuelamagno.blogspot.com/

http://www.manuelamagno.com.pt/

Eduardo Graça disse...

Não estar de acordo também faz parte da vida. Realmente tinha-me esquecido de uma candidata ou, pelo menos, pré candidata.