sexta-feira, outubro 21

ESTABILIDADE


Scarlett Johansson

Estabilidade foi a palavra mais usada por Cavaco Silva na sua declaração como candidato presidencial. Julgo não errar se disser que não usou uma única vez as palavras liberdade e justiça. Muito menos as palavras igualdade e equidade. E ainda muito menos, nem nunca usará, a palavra beleza.

Na sua linguagem de político, que se afirma o seu contrário, estabilidade significa não perturbar a acção reformista do governo socialista em funções.

Mas vamos chamar “os bois pelos nomes”. A palavra estabilidade na boca de Cavaco é um instrumento táctico para neutralizar a ideia, subjacente à sua candidatura, de se constituir como pólo aglutinador de uma alternativa de governo de direita.

Na verdade o que todos estão a pensar é que Cavaco, caso venha a ganhar as presidenciais, se assumirá, por acção ou omissão, como oposição de direita ao governo socialista.

Desiludam-se os que pensam, beatificamente, que o melhor Presidente para o governo de Sócrates será Cavaco pois, para a sua estratégia presidencial, Sócrates é um “idiota útil” que executa a componente dura das políticas de estabilização orçamental e as facetas impopulares das reformas do estado.

Após essa obra meritória, digo-o sem ironia, “Cavaco Presidente” agradecerá, grandiloquente, dando lugar a um governo do PSD dirigido, quase certamente, por Manuela Ferreira Leite.

A proclamada estabilidade soçobrará no momento julgado mais oportuno para derrubar o governo socialista. O derrube ocorrerá antes do fim do seu mandato, caso acorram factos excepcionais que o justifiquem, pois Cavaco, como qualquer outro Presidente, nunca descartará o exercício desse poder constitucional.

Em alternativa, caso chegue ao fim do mandato, o governo socialista carregará a cruz de ter sacrificado os “direitos adquiridos” que os portugueses deverão agradecer ao Prof. Cavaco e que este não deixará de lembrar, a toda a hora, através da afirmação da natureza social-democrata da sua ideologia.

Cavaco não garante a estabilidade governativa pela razão simples que não resistirá às pressões para intervir nas funções do governo. Quanto mais for o candidato único da direita menos margem de manobra terá para prosseguir um magistério independente que se constitua como fautor de estabilidade.

Não garante, por outro lado, a estabilidade do PSD pois minará a liderança de Marques Mendes em favor de uma liderança alternativa que possa vir a garantir a consagração da velha máxima, nunca antes alcançada pela direita, uma maioria, um governo, um presidente. E Marques Mendes é demasiado fraco para garantir um futuro governo social-democrata forte.

A palavra estabilidade, na boca de Cavaco é, em linguagem política, um instrumento táctico e não um desígnio estratégico. Em linguagem popular é uma pura mentira.

Só vale a pena a estabilidade com LIBERDADE, JUSTIÇA E BELEZA. Cavaco não encarnará nunca, de forma autêntica, estes valores. Não é por nada, não é capaz!

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.