quinta-feira, outubro 6

Lisboa e Porto/Últimas Sondagens


Fotografia de José Marafona

As sondagens mais recentes, para as eleições autárquicas, em Lisboa e Porto, dão vantagem à direita. Com algumas curiosidades. No Porto, tomando sempre como referência as sondagens da U. Católica (para mim, as mais credíveis), a coligação PSD/PP desce 12 pontos entre Julho e Outubro e o PS sobe 7 pontos, no mesmo período. A diferença, na sondagem mais recente, cifra-se em 7 pontos. Vejam os comentários... .

Em Lisboa a diferença, entre PSD e PS, cifra-se nos 5 pontos, favoráveis ao PSD. Aqui, entre Julho e Outubro, o PSD mantém a mesma pontuação (36) e o PS desce 10 pontos. Mas é necessário levar em conta, em qualquer caso, o enorme peso dos indecisos.

A minha expectativa é que, no Porto, o PS se vai aproximar do PSD, até ao fim, podendo acontecer uma surpresa. Em Lisboa, apesar da diferença actual, entre PSD e PS, ser menor do que no Porto, será mais difícil ao PS captar o voto dos indecisos.

Em qualquer caso ninguém deve contar com vitórias antecipadas. Em Lisboa e Porto a direita tem mais hipóteses de ganhar mas o PS pode “marcar no último minuto”. Ninguém vai ficar de pernas cruzadas …

Actualização - as mais recentes sondagens da Intercampos (presenciais) mostram uma subida do PS em Lisboa e no Porto. Se os seus resultados colassem á realidade, o que duvido, significaria um volte face, ou seja, aquele golo do PS no último minuto.

Ver no Margens de erro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Very nice site!
»