sábado, julho 1

UM TRIO DE CARA LISA

Posted by Picasa Fotografia de António Pais
(Clique na fotografia para ampliar)


Da esquerda para a direita: João Grade, Luís Cruz e Silva e António Pidwell Tavares

Prosseguindo a digressão por esta surpreendente reportagem fotográfica do jantar de extinção do MES (Movimento de Esquerda Socialista), realizado em 7 de Novembro de 1981, eis um trio de cara lisa. Sublinho o encontro das mãos, a transparência dos olhares, a jovialidade, a alegria e o desprendimento que irradiavam nos rostos captados pela câmara do António Pais.

O fim assumido de uma experiência política partidária, com aspectos gratificantes e dolorosos, cumpria uma liturgia na qual a festa se sobrepunha ao luto. Como se cada um de nós estivesse a celebrar o último encontro anunciando uma separação física irreversível e, ao mesmo tempo, o sagrado da reconciliação com o espírito de rebeldia que presidiu à fundação do movimento ao qual quisemos pôr fim.

O João, o Luís e o António, um trio de cara lisa, sorriem. O João e o Luís continuam, certamente, a sorrir. O António morreu jovem tal como jovem tinha morrido, antes, o seu irmão Alberto que é, se não sabiam ficam a saber, o consagrado poeta Al Berto.

2 comentários:

Anónimo disse...

OLÁ Eduardo
O texto da Rita no "Expresso" fez-me chegar ao teu blog e rever com prazer as fotos (de onde estou surpreendentemente ausente, já que lá estive) do célebre jantar do MES. Em relação à foto inicial (com números) julgo que o nº 24 será o Francisco Lourenço Teixeira, actualmente (bem, não o vejo há anos mas costmávamos encontrar-nos...) na CGD.
É curioso como estivemos tantos anos juntos e só agora sei que partilhamos a paixão pelo ALBERT CAMUS, que foi certamente o autor que mais me influenciou durante uma fase determinante da minha vida
Um abraço
M. Levy

António P. disse...

Viva Maurício,
A "culpa" de ainda não teres aparecido na reportagem é minha !
As minhas desculpas. Enviei ao Eduardo uma onde estás. Agora ele decidirá da sua publicação.
Um abraço,
António Pais

P.S. : pois ainda o Camus e como a "Blogoesfera" nos permite descobrir gostos comuns que anos de amizade e convívio militante não nos deram tempo para descobrir.