domingo, julho 23

RITA E JOÃO

(Clique na fotografia para ampliar)

Da esquerda para a direita: Maria Olímpia (Pimpas), Mário Trigo, Filomena Aguilar Ferro Rodrigues, Luís Cruz e Silva, ladeando os gémeos Rita e João.

Não se trata, neste caso, de uma fotografia da colecção – ainda não esgotada – do Jantar de Extinção do MES, realizado em 1981, mas da captação de um momento exterior ao seu IV Congresso (o derradeiro), realizado em 1979. [Reitoria da Cidade Universitária de Lisboa]

Esta fotografia é uma preciosidade. Não só por ela própria – o preto e branco dá profundidade à realidade – mas por uma espécie de auréola de felicidade que se pressente no ar apesar de, politicamente falando, estarmos em fim de festa.

Com discrição, como sempre, a Filomena, ocupa o lugar central, mesmo que não ocupe geometricamente o centro do lugar, harmonizando os sentimentos e mantendo agarrados os laços que, no fundo, unem as famílias alargadas a que pertence.

Neste caso a imagem, inevitavelmente, destaca as figuras dos filhos gémeos da Filomena e do Eduardo (Ferro Rodrigues) – a Rita e o João – compenetrados para o acto.

Toda a vida é feita de mudança, dizia a canção, e aqui está uma imagem do passado com o presente e o futuro lá dentro. Não vale a pena temer nada senão os nossos próprios medos.

1 comentário:

Anónimo disse...

PORTO, 2006.07.23
Viva.
Um bravo aí para essa rapaziada.
BS