domingo, abril 25

ABÉBIA VADIA


A partir de hoje, 25 de Abril de 2004, vai surgir um novo blog baptizado de ABÉBIA VADIA de que serei co-autor. Está disponível no endereço www.abebia.weblog.com.pt No princípio seremos titubeantes nalgumas formulações de conteúdo e de forma. Escrever num espaço público com regularidade, mesmo diariamente, comporta o risco do erro e da vulgaridade. Seremos, certamente, vigilantes e exigentes.

Este blog surgiu das relações de amizade entre os seus editores e, convenhamos, de uma necessidade de intervenção cívica, sentida por todos, numa época de profundo desânimo e pessimismo na sociedade portuguesa. Julgo que todos assumimos a convicção de que esta onda de descrença não nos tornou menos capazes como cidadãos do que antes.

Somos, por outro lado, amigos mas não somos prisioneiros de qualquer compromisso político comum definido à partida. Julgo que a nossa vontade é a de contribuir para a animação do debate em torno de temas que interessam a todos os cidadãos de boa vontade.

Talvez fazer denúncias e gritar por liberdade e justiça naquele sentido que Jorge de Sena define, magistralmente, no final do seu "Poema de 28 de Maio ao contrário": "...a Justiça é a Liberdade que pensa mais nos outros que em si mesma". Se isto define uma atitude de esquerda então seremos de esquerda. Se isto define uma atitude de progresso então seremos progressistas.

Manterei o Absorto conjuntamente com a minha participação neste blog colectivo. No Absorto tomará mais importância uma faceta autobiográfica e de diário pessoal na minha intervenção no espaço da blogosfera. O Absorto é, de facto, um estímulo para a auto-disciplina na atenção crítica à realidade social que me envolve e, ao mesmo tempo, uma exigência diária de escrita.

A minha posição de princípio é a de haverei de chegar a um modelo de participação a partir do exercício dessa mesma participação. E como todos nós somos muito persistentes estou convicto que estas não são experiências de ocasião mas um sério compromisso de participação cidadã.

A net é o futuro. Não tenho dúvida alguma acerca do seu papel no desenvolvimento das sociedades contemporâneas. Não é uma moda. É um fenómeno estruturante na formação das opiniões públicas e, em consequência, das opções políticas dos governos a todos os níveis. Este papel será, certamente, cada vez mais decisivo assumindo novas formas nas sofisticadas relações entre a comunicação e as instituições tradicionais do poder político e mediático.

A internet é mais importante do que muitos, ainda hoje, pensam. Tenha essa consciência assim como os editores do ABÉBIA VADIA. Por isso aceitamos este desafio e esta aventura. Somos homens e mulheres. De todas as idades, diversas profissões, variados interesses intelectuais e afazeres profissionais.

Pela parte que me toca participo, livremente, neste projecto porque acredito no futuro.

Sem comentários: