terça-feira, abril 6

Turismo em retrocesso

A evolução da actividade turística é um importante indicador da "saúde" da economia. O volume de turistas e o número de viagens turísticas realizadas pelos portugueses são indicadores do desenvolvimento sócio-económico do país. Nos últimos anos a actividade turística sempre cresceu assim como as "viagens turísticas dos residentes".

A notícia que nos chega do INE é que, em 2003, andamos para trás…

"Viagens Turísticas dos Residentes descem no último trimestre de 2003

No quarto trimestre de 2003, o número de turistas e de viagens realizadas pelos residentes em Portugal baixou quando comparado com igual período do ano anterior. Esta redução concretizou-se numa quebra de 10,4% no total das viagens realizadas e de 1,5 pontos percentuais na proporção da população que as efectuou. No período em análise, o número total de viagens foi de, aproximadamente, 2,36 milhões, representando um decréscimo homólogo de 10,4%.

Portugal foi o principal destino para 91,2% das viagens realizadas e apenas 8,8% das viagens efectuadas tiveram como principal destino o estrangeiro. Relativamente ao meio de transporte, o automóvel constituiu 79,3% das viagens realizadas, aumentando 10,3% na sua importância relativa face ao período homólogo do ano anterior."

Diário Económico















Sem comentários: