quinta-feira, abril 15

Bin Laden e outras notícias de última hora

"Washington pede a diplomatas americanos para deixarem a Arábia Saudita". Esta notícia acabou de ser conhecida. É perturbadora.

O director da CIA e o FBI dão sinais públicos de incapacidade para combater os movimentos islâmicos radicais. Estranhas confissões de impotência! Estas notícias do dia já eram perturbadoras. Juntam-se a uma outra: Mensagem atribuída a Bin Laden propõe a paz aos países europeus


E ainda esta outra: "O conselheiro especial da ONU no Iraque deixou o país esta quinta-feira. Lakhdar Brahimi deveria regressar a Nova Iorque apenas no fim do mês."

Bush surge cada vez mais acossado no plano interno e externo. A matança no Iraque, e não só, ganha contornos de irracionalidade sem limites. Erguem-se muros e aumenta a intensidade da violência de todos os lados.

Qual a orientação política da administração Bush face ao problema que criou com a invasão do Iraque? Abandonar a região à sua sorte - no plano político - já a 30 de Junho? Como explicar as notícias de mais investimento no envio de forças militares?

Bin Laden é assim tão perigoso? E tão forte? Que tinha Bin Laden a ver com o Iraque, antes da invasão? Nada! E agora? A aventura dos ultra conservadores no poder nos EUA, e em alguns países europeus, está a chegar ao fim? Ou está em preparação um "banho de sangue "? Como explicar o silêncio de Blair?



Sem comentários: