quarta-feira, abril 14

Uma mistificação e um sinal errado

Todos nos enganamos e raramente temos certezas. Onde é que eu já ouvi isto?
Mas não resisto a comentar uma mistificação e um sinal errado lançados para a opinião pública portuguesa. Vindos de onde vêm são preocupantes.

Mistificação: "ABRIL É EVOLUÇÃO". O Governo quer fazer crer que, em Portugal, não ocorreu uma REVOLUÇÃO NO 25 DE ABRIL DE 1974. Pretende fazer passar a ideia de que a passagem da ditadura para a democracia foi parte de um processo de transição reformista e pacífico.

É uma mistificação que pretende suprimir ao imaginário colectivo um período da nossa história do Século XX. É uma mixórdia propagandística inqualificável. Uma vergonha própria de um Governo que mente e sabe que mente. Fernando Rosas aborda este assunto hoje no Público Concordemos com tudo, ou não, do que ele diz, tem toda a razão. O 25 de Abril foi uma revolução.

Sinal Errado: Foi noticiado que o Presidente da República disse que "O debate sobre o futuro da Reserva Ecológica Nacional (REN) e Reserva Agrícola Nacional (RAN) é necessário, mas o país não pode ser uma reserva total de Norte a Sul do país que inviabilize a presença dos cidadãos e o seu próprio desenvolvimento". Uma dessas notícias pode SER LIDA AQUI.

É um sinal errado dado pelo PR à sociedade. Os obstáculos à concretização de uma estratégia nacional de desenvolvimento sustentável, coerente e realista, não vêm do lado dos defensores da preservação da natureza (mesmo os mais radicais) mas do lado dos grandes interesses que se movem em torno da exploração desenfreada - e sem lei - do território e dos recursos naturais.

Todos nos enganamos e raramente temos certezas. "Portugal aguenta!"

Sem comentários: