segunda-feira, agosto 9

Desabafos

Passou um mês. O PR tomou a decisão de não convocar eleições antecipadas. A decisão foi legal mas, do ponto de vista da maioria dos portugueses, não foi legítima. Divulgaram-se muitas posições de revolta, nalguns casos, de vergonha. Recebi, eu próprio, muitas mensagens, por todos os meios, manifestando uma sentida e profunda desilusão pela decisão do PR.

Ao contrário do que alguns desejam e pensam a perda de prestígio do PR não tem retorno. Um mês depois transcrevo, a título de ilustração, um desabafo radical, mas representativo, dos muitos que recebi, e ouvi, pelas ruas, na minha "presidência aberta", no Algarve.

"Não tive, ainda e agora, a oportunidade de te parabenizar pelo teu "absorto"... Ele, o absorto, faz parte dos meus "favoritos" e, agora, que sou um incorrigível "navegador" de/dos Blog´s - essa nova e admirável forma de comunicação, mais livre, mais democrática - lá vou, de quando em vez, dando "espreitadela(s)"... Os meus sinceros parabéns pela iniciativa ... e, já agora, que o "absorto" faz parte dos meus(s) roteiro(s), quase quotidiano, faz o favor de continuar.

Meu caro, Fiquei perplexo, diria mesmo, muito perplexo com a decisão do Sr. Presidente da República...Eu, que ajudei a eleger este Presidente, por quem tinha uma grande admiração quer pelo seu passado de anti-fascista consequente, seja pelos valores que sempre defendeu - honestidade, democracia, respeito pelas diferenças alheias, competência, seriedade, etc. ...

Hoje, sinto-me completamente defraudado ! É que passados Trinta Anos da Revolução (com "R") de Abril, hoje, tenho a tristeza de ter(mos) um Presidente que não acredita em si mesmo. Passados trinta anos temos um Presidente que não quer ser Presidente. Passados trinta anos temos um Presidente que foge do acto de ser Presidente. Passados trinta anos temos um presidente que não sabe ser Presidente.Sampaio com esta ignóbil decisão trai, assim, a confiança e o voto de todos os que o elegeram. Sinto-me, assim, TRAÍDO !.. A partir de hoje estou de luto, pela vergonha de ter Santana Lopes no Governo. Usarei, todos os dias, gravata escura até que semelhante criatura seja escorraçado como, de resto, espero...

Estou, tal como muitos Portugueses e Portuguesas, totalmente disposto e disponível a fazer Tudo o que puder para impedir que a vergonha de ter Santana Lopes no poder dure muito. Posso colar cartazes. Fotocopiar folhetos. Fazer peditórios. Sei lá que mais... Só espero, mesmo, é que, então, o Senhor Presidente da Republica tenha a coragem - sim a coragem -de escorraçar este Governo fantoche.

O Dr. Eduardo Ferro Rodrigues só demonstrou grande caracter e uma grande dignidade. O seu consulado, à frente do P.S., tem sido por demais atribulado... e a sua decisão foi, em meu entender, simplesmente impoluta. Espero que, quem quer que seja o putativo p.f. Secretário Geral do P.S. - e, porque não Ferro Rodrigues(?) possa conseguir congregar o partido, ganhar as eleições... e, naturalmente, governar à Esquerda.

Um grande abraço ( com muita tristeza à mistura).

Assinado


Sem comentários: