terça-feira, agosto 24

"Deslocalizações"

Li um dia destes que a "deslocalizada" Secretaria de Estado da Cultura (agora com a designação de S.E. dos Bens Culturais) vai ser instalada num edificio, em Évora, que é a sede da Delegação Distrital do INATEL.

Com excepção das despesas, inerentes à celebrada "deslocalização", nada de especial. O edifício é central, nobre, embora austero, espaçoso e em bom estado de uso. O que me chamou a atenção foram os termos utilizados pelo Sr. Secretário de Estado para se referir ao facto. Afirmou algo como: "um Palácio onde também funciona o INATEL". Ou se trata de ignorância ou de má fé.

O edificio em questão é propriedade do INATEL e foi adquirido, anos atrás, para nele instalar a delegação distrital daquele Instituto. Espero que o Ministério da Cultura, por contágio, comece a dar mais importância à designada cultura popular, à qual nunca deu importância nenhuma. E que a cedência das instalações em referência não represente um prejuízo patrimonial para o INATEL.

Será, aliás, interessante para os associados do INATEL e para os Sindicatos conhecerem os termos do contrato que, obrigatóriamente, deve ser celebrado e da forma como foram salvaguardados os interesses do INATEL.

A propósito aqui deixo o intessante artigo"Olha Quem Fala!", de Augusto M. Seabra, , publicado no Público.

Parafraseando a abertura de "Dune" de David Lynch, "the return can be a very delicate time". Muita água passou por este rio, tanto mais que os tempos são subsequentes a um vendaval inimaginado. Só que cá estamos afinal. E lendo o PÚBLICO de sexta-feira, dou-me conta que estou em falta, o que não é curial. Imagine-se então quem me haveria me fazer retornar ao estado das coisas? José Amaral Lopes, eminente servidor do Estado, do estado-patrão, do estado-partido, agora Secretário do Estado dos Bens Culturais, com guia de marcha para Évora, mas entretanto, suponho (já que não há notícias da mudança), ainda apalaçado na Ajuda, o que calha melhor a quem é, ao que leio, presidente da secção do PSD de Algés, ali mesmo ao lado.

1 comentário:

JPN disse...

Você agora fez-me lembrar um presidente desse Instituto de que falou e que afrontou o Governo que o tinha nomeado para defender o património desse mesmo Instituto de que ambos falamos. Lembranças, caro Eduardo, lembranças.