quarta-feira, agosto 18

"A pesada herança -II"

Foi você que pediu uma nova maioria? Já se esqueceu da "pesada herança"?

Afinal os sacrifícios impostos aos portugueses, desde Abril de 2002, para "salvar Portugal da bancarrota" apresentam o seguinte resultado na execução do orçamento de Estado (Janeiro a Julho/2004): as receitas aumentaram pelo crescimento dos impostos sendo que o crescimento da receita dos impostos fica a dever-se, certamente, ao efeito conjugado da carga e da eficiência fiscais.

As despesas correntes também aumentaram, certamente, pela persistente e acrescida ineficiência do Estado.

Este é um filme ao contrário do que foi prometido pelo Dr. José Manuel Barroso: o chamado "choque fiscal" iria baixar os impostos (pelo menos o IRC) e a "mais estúpida das medidas" iria conter as despesas correntes, em particular, na sua maior fatia, que respeita a despesas com o pessoal.

Afinal os cidadãos e as empresas pagaram mais impostos, as despesas com pessoal cresceram, o investimento público continuou a cair e a eficiência da administração pública, aparentemente, retrocedeu. Resultado mais que certo: os cidadãos e as empresas foram pior servidos pela administração.

Esta é uma faceta da "pesada herança" deixada, imagine-se!, não pelo PS, mas pela Dra. Manuela F. Leite, segundo o Dr. Bagão Felix.

Aguardam-se as cenas dos próximos capítulos.

Veja aqui.

1 comentário:

MORGAR disse...

Hay que bajar los impuestos y leer a Fernando Pessoa :)