terça-feira, julho 26

Os versos que te fiz

Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer!
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.

Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer!

Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz

Amo-te tanto! E nunca te beijei...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!

Florbela Espanca

3 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Eduardo, Florbela Espanca por
Florbela Espanca...


Ser poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!


É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!


É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
é condensar o mundo num só grito!


E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

ROSE

Anónimo disse...

AI, Florbela Ás vezes dói. Uma dor boa de fazer doer. Como se diz da Pagu.(Não comparando, só aproveitando a expressão que eu gosto muito). Abs

Eduardo Graça disse...

Florbela: uma força que arrebata para além de qualquer discussão de escola ou estilo. A palavra que faz doer e nos eleva aos píncaros do encantamento. A beleza, nao é?