segunda-feira, outubro 10

Autárquicas - 2005


Faro - "Arco da Vila"

Os resultados conhecidos, a esta hora, das eleições autárquicas confirmam o que era previsível.

O PSD ganhou, como seria de esperar, consolidando, no essencial, as posições conquistadas em 2001, tendo ganho ainda algumas autarquias relevantes, que estavam nas mãos do PS, como é o caso de Aveiro.

O PS, no governo, com as despesas de uma política de austeridade, nunca poderia recuperar terreno face à derrota de 2001. Poderia aspirar, quanto muito, a não perder muitas posições. A sua política de "gestão de danos" foi bem sucedida.

Os chamados independentes “arguidos”, com excepção de Amarante, ganharam. Pela minha parte recuso-me a aceitar que a vitória destes candidatos “rebeldes” seja uma derrota da democracia pois nenhum deles, salvo o que perdeu, está condenado pela justiça e nada os poderia impedir de se candidatarem e, como aconteceu em três casos, serem eleitos.

O PCP ganhou posições, em votos, Câmaras e mandatos capitalizando o descontentamento face à política de austeridade do governo. O BE, na mesma onda, ganhou pelo efeito conjugado da maior cobertura nacional das candidaturas apresentadas e pelo crescimento eleitoral nos grandes centros urbanos.

E, já agora, confirmou-se a vitória do PS em Faro para contentamento do meu bairrismo. Daí a ilustração deste post.

Seja qual for o resultado final global, a esta hora ainda não conhecido, o mais importante é que haja respeito pela decisão dos eleitores e que cada directório partidário retire do veredicto das urnas as devidas lições. Com perspicácia, pertinência e proporcionalidade.

Quanto à atitude política a tomar face a eleições democráticas remeto para o que escrevi em “Reflexão Final”.

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.