sexta-feira, agosto 4

A PRAIA

Posted by Picasa Praia Grande – Colares - Sintra

Como se fosse para dar opinião acerca das transumâncias, em 4 de Agosto de 2004, exactamente à vista da mesma paisagem de hoje, escrevi:

Ontem, ao fim da tarde, na Praia Grande, uma nuvem de surfistas sobre a água. Ao longo da praia, no mar calmo, ao contrário do habitual, os surfistas exercitavam o seu jogo. O negro dos fatos e a multidão dos corpos, em movimento, faziam lembrar um cardume de peixes de visita à costa. Aquela vista permite um exercício acerca da praia. No norte a praia é a partir da tarde depois de se esbater a neblina. No sul a praia é de manhã pela fresca. A água é sempre fria para os do sul ? E, para os do norte, é sempre quente ? Tudo depende da ideia que fazemos do lugar que é a praia para nós.

EDUCAÇÃO – OS NÚMEROS DA VERGONHA

Está disponível no site do "Semanário Económico" e no IR AO FUNDO E VOLTAR o artigo, sob o título em epígrafe, hoje publicado naquele semanário.

Transcrevo aqui o parágrafo de entrada: No presente debate público acerca da questão da educação, o que pode constituir motivo de espanto é o facto de constituir motivo de espanto o Governo pretender inverter o “nível escolar desgraçado” a que chegamos, nas palavras de Vasco da Graça Moura (DN/ 14 de Junho).

quinta-feira, agosto 3

A PESTE - UM DIÁLOGO

Posted by Picasa A Peste

O diálogo a que se refere Catatau, num comentário/consulta que me fez, dias atrás, trava-se entre Tarrou e Rieux, os dois principais personagens de “A Peste” (Albert Camus):

Rieux: ... “mas, sabe, eu sinto mais solidariedade com os vencidos que com os santos. Creio que não tenho gosto pelo heroísmo e pela santidade. O que me interessa é ser um homem”.

Tarrou: - “Sim, nós procuramos a mesma coisa, mas eu sou menos ambicioso.

Rieux pensou que Tarrou gracejava e olhou para ele. Porém, na vaga claridade que vinha do céu, viu um rosto triste e sério. O vento levantara-se de novo e Rieux sentiu-o morno sobre a pele. Tarrou agitou-se:
- Sabe o que devíamos fazer em prol da amizade?
- O que quiser –
respondeu Rieux.
- Tomar um banho de mar. Mesmo para um futuro santo, é um prazer digno.
Rieux sorria.
- Com os nossos salvo condutos, podemos ir até ao cais. No final de contas, é estúpido viver só na peste. Bem entendido, um homem deve bater-se pelas vítimas. Mas, se deixa de gostar de tudo o resto, para que serve bater-se?
- Tem razão –
disse Rieux – vamos lá.”

Reproduzo agora este diálogo, para satisfazer a curiosidade de Catatau, depois de resgatar “A Peste”, e de a reler, no que estimo ser a edição mais antiga desta obra para a língua portuguesa - Colecção Miniatura – Livros do Brasil – tradução de Ersílio Cardoso – sem data mas, certamente, dos anos 50. Trata-se, de facto, para abreviar razões, de uma bela obra, um verdadeiro libelo contra o totalitarismo.

[Reparei quando escolhi reler esta edição que uma outra, recente, editada pelo jornal “Público”, logo na abertura, ostenta um erro descomunal e indesculpável, referindo o ano de 1954 como o da atribuição do Nobel a Camus, quando, de facto, essa distinção ocorreu em 1957. ]

TRANSUMÂNCIAS

Posted by Picasa Algarve – Praia de Faro

Um diálogo muito interessante acerca de transumâncias. Afinal o velho tema do Algarve, neste caso, como destino de férias, no contexto português.

Por aqui o dia amanheceu enevoado e chuvoso o que facilita a intensificação da leitura em desfavor do sol. Todas as realidades têm ângulos diversos pelos quais podem ser observadas e apreciadas.

ADORNAR

Posted by Picasa Luís de Camões

Em 3 de Agosto de 2004 escrevi este pequeno texto que transcrevo na íntegra e que, dois anos depois, continua pleno de actualidade:

A vida de muita gente adorna. Outros naufragam. Outros sobrevivem à tona, a maioria. A energia vital que empurra a vida para a frente, fracassa. Espanta-me a capacidade, de alguns, em conviverem em silêncio com o medo.

Nesse mesmo dia postei uma das mais belas redondilhas de Luís de Camões: Endechas a Bárbara escrava

quarta-feira, agosto 2

MARIA JOÃO PIRES

Posted by Picasa Maria João Pires

Fernando Mora Ramos, publicou, hoje, no Público um artigo de opinião em defesa de Maria João Pires com o título:”Nada que não esperasse”. [Link disponível só para assinantes.]

Não conheço os detalhes nem as vicissitudes do projecto de Belgais. Sei, desde o princípio, que é uma ideia generosa destinada a dinamizar, no interior pobre e desertificado do país, um centro de excelência na área das artes, em particular, dedicado à música.

Maria João Pires não será o primeiro, nem o último, génio português a abandonar o seu país por razões pouco esclarecidas mas nas quais se vislumbram as marcas da amargura, desilusão e impotência. Valerá a pena reflectir acerca da sua atitude acima das insinuações torpes?

É uma injustiça para Maria João Pires e uma vergonha para o país que fiquem a pairar duvidas acerca da sua honorabilidade pessoal. Maria João Pires é uma pianista de primeiro plano a nível mundial. Os artistas geniais são seres muito estranhos que sonham mas que, regra geral, se rodeiam de gente que sabe fazer contas.

Maria João Pires decidiu partir para o Brasil. Felizes os brasileiros! Lembrei-me de Jorge de Sena que, em 1959, seguiu o mesmo caminho...

RESSONÂNCIAS


Há precisamente dois anos prosseguia, ainda sem o recurso a imagens, a publicação de um livro artesanal, elaborado muitos anos antes, que intitulei “Fragmentos de Leitura de "Roland Barthes por Roland Barthes”.

Vinha, assim, ao de cima a minha velha paixão pela leitura da escrita feita de fragmentos que aproxima, ou cria a ilusão de aproximar, o leitor da oficina do criador. São o modelo de obra da qual os “Cadernos” de Camus são o paradigma e que, na realidade, se constituíram como autênticos blogues “avant la lettre”.

Barthes, que não era propriamente um entusiasta de Camus, também experimentou, ao seu estilo, este modelo de escrita.

terça-feira, agosto 1

FLORA ASSASSINADA

Posted by Picasa Flora da Ilha Barreta - Imagem da “Ilha de Faro” que retenho na memória quando, muitos anos atrás, a visitava fazendo a travessia da Ria, obrigatoriamente de barco, a partir de Faro.

Se é assim, como se conta, já entendo um pouco melhor tanta coisa que, como diria o povo, "não dá para acreditar". Se a regra se torneia com a excepção, afinal para que serve a regra? Para permitir a excepção! Por acaso pernoitei uma semana, a última que passou, na Ilha de Faro onde, todos os anos, desde que nasci, passei pelo menos um dia de férias. Não vale a pena descrever o que as criaturas humanas foram capazes de criar naquele espaço abençoado pela natureza. Então o celebrado POOC permite o que ali se vê e impede umas carreiras de barco - aliás o retomar de uma sã tradição de outros tempos - que só podem contribuir para atenuar a tragédia urbanística da "Ilha de Faro"? Sabemos dos mistérios da administração do território mas convenhamos que há limites para o absurdo.

[Este é o texto do comentário, transformado em post, que escrevi a propósito da extraordinária questão colocada em “Carreiras Para a Ilha Metem Água” no “A Defesa de Faro”.]

segunda-feira, julho 31

A PESTE

Posted by Picasa Camus & his wife, Francine, December 1957, Stolkholm. Reception on the occasion of the Nobel prize.

Caminho para o fim da leitura, retomada, da biografia de Albert Camus, de Olivier Todd, editada pela Gallimard, em 1996, tema que dará “pano para mangas”, lida na edição traduzida para castelhano pela Tusquets Editores, de Barcelona. [livro que me foi oferecido pela Manuela – olá!].

Ainda na época da edição de “A Peste”, cujos primeiros exemplares Camus recebeu em princípios de Junho de 1947, e foi posto à venda no dia 6, desse mês, numa edição de 22.000 exemplares. Segundo Todd este “es el primer éxito grandísimo de Camus ...”.

Curiosa a nota referente às vendas de “A Peste”: “En la colección blanca, entre junio de 1947 y junio de 1959, Gallimard venderá doscientos cincuenta y seis mil ejemplares, es decir, cien mil más que de El extranjero entre noviembre de 1942 y Abril de 1959.”

Também para satisfazer a curiosidade de Catatau, a propósito de um seu comentário, e para que se tenha uma noção do que significava um êxito editorial, em França, no longínquo ano de 1947. Lá chegaremos a 1957...

domingo, julho 30

GUERRA

Posted by Picasa Fotografia daqui

Todos os protagonistas que fazem a guerra no Médio Oriente têm plena consciência dos seus actos. Os que empunham as armas e aqueles que se acobertam nos cínicos apelos à paz.

Não sei se existe alguma capacidade, e vontade, na comunidade das nações para celebrar os acordos necessários para pôr fim a esta guerra.

Nas fronteiras do coração do mundo islâmico resta saber se a administração conservadora dos Estados Unidos está apostada em constituir-se como uma ameaça dissuasora ou se busca um pretexto para generalizar e aprofundar a guerra.

O rito ostentado nos rostos de Bush e de Blair são um mau presságio e as andanças dos seus mensageiros pela zona do conflito parecem não ser guiadas pela exacta previsão da gravidade da situação. Por vezes quem está muito perto do fogo perde a noção da sua intensidade e extensão.

Será que às forças políticas moderadas – nos governos e na opinião pública – lhes resta, como nas vésperas de anteriores conflitos mundiais, assistir impotentes às trágicas consequências das loucas decisões de dirigentes extremistas?

FINAL?

Posted by Picasa Fotografia de José Marafona

Depois, apenas,
isto:
Branco de cal
de todos os tempos.
À espera do tempo.

20.1.67

José Blanc de Portugal

In “ENÉADAS – 9 Novenas”
Imprensa Nacional – Casa da Moeda

RECONCILIAÇÃO

Posted by Picasa Fotografia enviada por Raul Pinheiro Henriques
(Clicar na fotografia para ampliar)

Da esquerda para a direita: João Cravinho, Raul Pinheiro Henriques, Filomena Aguilar Ferro Rodrigues, Francisco Soares, José Manuel Galvão Teles, César Oliveira, Edilberto Moço. Atrás, à direita, Luísa Pedroso Lima e, à direita, no primeiro plano, Diomar Santos.

Esta fotografia do Jantar de Extinção do MES – postada sem qualquer tratamento – apresenta algumas prosaicas diferenças em relação às anteriores. Não pertence à colecção do António Pais, é a cores e evidencia a presença dos cravos vermelhos.

Ela é a imagem da reconciliação entre o grupo que tinha abandonado o MES logo no 1º Congresso, de Dezembro de 1974, o chamado GIS (Grupo de Intervenção Socialista) e aqueles que se mantiveram até ao seu fim, simbolizado por este Jantar/Festa, realizado no dia 7 de Novembro de 1981.

Na realidade o MES morreu duas vezes como tentei explicar num post de Abril de 2004 intitulado “As duas Mortes do MES”. Esta é uma imagem de convivência fraterna apesar de todos os radicalismos que nunca deixaram de ameaçar as tentativas de reconciliação entre as diversas correntes que confluíram no MES.

Ainda hoje alguns dos ausentes destas fotografias serão capazes de sentir o incómodo da realidade que elas representam. Mas é um facto que, em política, a história nada assinala, do lado dos adeptos das teorias do irreconciliável, salvo a morte das suas “certezas” ou a sua melancolia do poder.

sábado, julho 29

O PÔR DO SOL

Posted by Picasa O Pôr do Sol no Mar – Abril de 2000 – desenho do meu filho Manuel – pelos seus nove anos.

Emergindo de uma breve ausência. Vicissitudes da época estival. Do que é intenso se descansa. Nada mais natural.

Para a hfm que, atenta, sempre me reconforta com os seus comentários, aqui deixo, no início deste regresso, ainda intermitente, mais um desenho.

domingo, julho 23

RITA E JOÃO

(Clique na fotografia para ampliar)

Da esquerda para a direita: Maria Olímpia (Pimpas), Mário Trigo, Filomena Aguilar Ferro Rodrigues, Luís Cruz e Silva, ladeando os gémeos Rita e João.

Não se trata, neste caso, de uma fotografia da colecção – ainda não esgotada – do Jantar de Extinção do MES, realizado em 1981, mas da captação de um momento exterior ao seu IV Congresso (o derradeiro), realizado em 1979. [Reitoria da Cidade Universitária de Lisboa]

Esta fotografia é uma preciosidade. Não só por ela própria – o preto e branco dá profundidade à realidade – mas por uma espécie de auréola de felicidade que se pressente no ar apesar de, politicamente falando, estarmos em fim de festa.

Com discrição, como sempre, a Filomena, ocupa o lugar central, mesmo que não ocupe geometricamente o centro do lugar, harmonizando os sentimentos e mantendo agarrados os laços que, no fundo, unem as famílias alargadas a que pertence.

Neste caso a imagem, inevitavelmente, destaca as figuras dos filhos gémeos da Filomena e do Eduardo (Ferro Rodrigues) – a Rita e o João – compenetrados para o acto.

Toda a vida é feita de mudança, dizia a canção, e aqui está uma imagem do passado com o presente e o futuro lá dentro. Não vale a pena temer nada senão os nossos próprios medos.

Apostilha à história das instituições (o dia seguinte)

Posted by Picasa Peixe Vermelho – Desenho, realizado em Maio de 2001, de autoria de meu filho (pelos seus 10 anos.)

Para o Manuel Maria.
Rasgar o mapa dos poderes:
sorrateiramente, evitando mostrar que sabes,
dar a palavra ao servo e fazê-lo brilhar;
deixar o senhor, falando, tão solene, sombrar;
não infringir à luz do sol nenhuma norma clara,
mas agir antes pela astúcia da razão:
deturpar certos preceitos orais da tradição
e fazer com a cautela uma vergonha rara;
estilhaçar o uso das ferramentas morais,
usando-as,
usando a honra como a espada dos samurais;
ler livros proibidos às horas de refeição,
desgostar os teus amigos sendo tão solitário,
tomar a dose de individualismo diário,
falar alto ao medo, solto, pregá-lo no chão;
acreditar que os últimos podem ser primeiros,
que o calor, apertando, pode mudar os janeiros,
que a brisa, querendo, pode acalmar o verão,
que há revoltas para lá da escassez de pão.
Rasgar o mapa das estradas
e deixar a cada desvario que aconteça,
aguardar pelos perfumes nas encruzilhadas,
partir, venturoso, sem esperar que amanheça
aproveitando que as guardas dormem de noite;
escrever, sendo dextro hábil, com a mão esquerda
para pelo pasmo criar a oportunidade
de ler com ambas enterradas em corpos aflitos;
saltar da cama à noite para acudir aos gritos
aos quais te juntas noutro leito mesmo ao lado,
pedindo ao teu parceiro perdão do teu pecado
e ao teu pecado perdão pelo tempo perdido,
confesso incapaz do risco de ser mal-querido;
rasgar a solidão escrevendo letras de trovas,
e com elas ao mundo dar, mentindo, boas novas
e a todos os povos, ignaros, novos continentes:
nada importa, se acreditam, quanto tu mentes;
amar apaixonadamente todos os miseráveis
e comer chocolates belgas, dos puros, ao lanche,
aflito com a queda do cacau nas bolsas mundiais,
e com os maus desenvolvimentos desiguais;
aflito, tu que nada vês na economia,
que não ligas os pobres e a barriga vazia,
preocupas-te lindamente,
fazes por sofrer dores duras como as do parto,
saudoso das antigas crises existenciais,
das que lembram livros e boa filosofia,
antes, durante e depois de um jantar farto.
Se a literatura acabar, logo se verá.
Haja horrores:
podendo tirar deles sofrimento aceitável,
alto! alto! alerta! eu espero estar cá.
Porfírio Silva

In A Varanda das Azenhas
(Poema dedicado a meu filho.)

sábado, julho 22

CAMUS - 1947

Posted by Picasa Frank Grisdale

Pode ler aqui a minha quarta contribuição para o blogue Cadernos de Camus que termina com esta nota:

No ano de 1947 Camus abandona a redacção do jornal Combat e publica o romance A Peste que o torna célebre o que, sem dúvida, explica esta reflexão acerca do êxito. Nos meus sublinhados verifico a curiosidade de ter colocado entre aspas a frase “A adversidade é necessária”. Um sublinhado do sublinhado

IMAGENS MAGNIFICAS

sexta-feira, julho 21

sem título XXXV

Sempre o som do mar ao fundo
No silêncio da noite se agiganta
Encosta acima mais nítido puro

21 de Julho de 2006



[A propósito de ter entrado no Erotismo na Cidade e reparado que na lista de links o absorto, por vicissitudes do abecedário, surge em primeiro lugar. Um pretexto para dizer que aprecio a qualidade e continuidade daquele blogue de referência].

MÉDIO ORIENTE

Crise no Médio Oriente. Em curso deste o final da 2ª Guerra Mundial. Só mudam os protagonistas por efeitos da passagem do tempo.

O cerne da questão política, que urge resolver, persiste. A existência e coexistência pacífica de dois estados, independentes e viáveis: Israel e Palestina.

Ler aqui, aqui e aqui.

RÉACTION ... RÉVOLUTION ... CRÉATION

«26 octobre. [1954]
Le contraire de la réaction ce n´est pas la révolution, mais la création. Le monde est sans cesse en état de réaction il est donc sans cesse en danger de révolution. Ce qui définit le progrès, s´il en est un, c´est que sans trêve des créateurs de toute ordres trouvent les formes qui triomphent de l´esprit de réaction et d´inertie, sans que la révolution soit nécessaire. Quand ces créateurs ne se trouve plus, la révolution est inévitable.»

Albert Camus

“Carnets – III” - Cahier nº VIII (Août 1954/Juillet 1958)
Gallimard

EDUCAÇÃO - DEBATE, QUAL DEBATE?

Agradeço e retribuo a referência do “hoje há conquilhas, amanhã não sabemos”, do Tomaz Vasques, a um post meu a propósito da querela da educação. Também não vi o debate de ontem. Mas, pelas aparências, poder-se-á perguntar: debate, qual debate? Vi somente uns planos nos quais era evidente o embaraço da ministra face ao vozear ululante que emanava do hemiciclo.

Coisas próprias da democracia parlamentar ainda para mais quando todos sabem – no PS e na oposição - que a ministra da educação não é uma política profissional levando em consideração, ainda para mais, que o assunto ontem em destaque, pela sua complexidade técnica, é muito difícil de abordar no plano político.

Não parece normal que hajam no 12º ano dois programas, em simultâneo, para as mesmas disciplinas, pois não? Herança de políticas erradas do governo anterior, arquitectadas por um ex-ministro que é, hoje, assessor do PR. Por isso, certamente, a abordagem política do cerne da questão tenha ficado por conta do PS que quase “desapareceu” das noticias. Ficou a ministra que tentou manter a serenidade, no meio da algazarra, falando para os cidadãos.

O que ressaltou, no fim, foi o ruído de fundo e a plena convergência política, apesar de tudo surpreendente, entre a esquerda comunista, virgem em questões de governação, e a direita, responsável directa pela herança do caos reinante na área da educação, no ataque directo à ministra, mesmo ao nível pessoal, pois deu para entender, durante os últimos dias, a tentativa de fazer passar a ideia que as suas decisões políticas estavam condicionadas por interesses particulares.

A política ao mais baixo nível e em todo o seu esplendor, o que só reforça, no meu ponto de vista, a ideia de que mais vale manter um prudente distanciamento dos seus agentes activos potencialmente nocivos à saúde e bem estar de um cidadão normal. Santa paciência a de todos os políticos honestos, estejam no activo, na reforma, no exílio, ou no conforto do lar ...

Por mim já tinha esboçado um artigo acerca do tema da educação que aprontei hoje, propositadamente, antes do debate, e vai para publicação tal e qual.

quinta-feira, julho 20

A VARANDA DAS AZENHAS

Posted by Picasa Imagem de um livro singular em forma de blogue

O verão. Celebrar o encontro de várias gerações, sob um céu generoso, no qual não se desenhem ameaças à liberdade.

A palavra. Encarar o futuro respondendo, com placidez, à curiosidade discreta que nos despertam as nossas próprias dúvidas.

A intemporalidade. Partilhar o espaço e o tempo, o lugar e o modo, a palavra e o silêncio, a assiduidade e a ausência.

A comunidade. Alcançar a capacidade de fruir a vida em comum por necessidade e vontade.

A religiosidade. Amassar o pão e o espírito alimentando o sentido da existência de todos e de cada um.

A diferença. Ser ”amigo que não empata amigo” e o aceita com seus defeitos e virtudes.

A casa comum. Olhar a varanda, de onde se desfruta a vista do mar resplandecente, o espaço incomensurável no qual cabe um mundo de afectos, diferenças e futuros.

A esperança. Saber que cada uma das nossas vozes, ao menos um pequenino sopro delas, perdurará na memória dos mais jovens e lhes dará força para resistir às trombetas da guerra e da vã cobiça.

A cumplicidade. Alcançar somente aquilo de que formos capazes por nós próprios sabendo adivinhar o olhar discreto dos amigos.

A amizade. Dar testemunho acerca dos outros, sem nada pedir em troca, é isso a amizade?

quarta-feira, julho 19

EDUCAÇÃO - " REVOLUÇÃO PERMANENTE? "

O cerco político à ministra da educação está a apertar-se como se todas as forças, que ao longo de decénios foram responsáveis pela situação desastrosa da educação em Portugal, tocassem a rebate na vã tentativa de salvar os seus privilégios e fazer sobreviver o “deixa andar” que nos conduziu a ocupar os últimos lugares em todos os principais indicadores, na área da educação básica e secundária, entre os 25 países da UE.

Não digo que tudo são rosas na actual política educativa do governo mas os deméritos são certamente largamente superados pelos aspectos positivos no desenvolvimento de políticas de enfrentamento da situação calamitosa a que chegou a educação em Portugal realidade que qualquer cidadão de bom senso – não especialista - é capaz de reconhecer

O que Teodora Cardoso afirma, num artigo de opinião muito bem elaborado, é a pura das verdades e, podem ter a certeza, que nenhum ministro da educação, de qualquer governo, na plena posse de todas as informações e empossado, legitimamente, do poder para governar, deixará de tomar as mesmas medidas ou outras, certamente, bem mais duras do que aquelas que têm sido postas em prática pela actual ministra.

Devia ter vergonha o principal partido da oposição em questionar as políticas em curso, e as dificuldades em lidar com as sequelas de três anos de governo da educação nos quais se empenhou em fazer, refazer e desfazer reformas, culminando com a entrega da pasta a uma senhora – ainda se lembram ? – inenarrável, - chamada Maria do Carmo Seabra. Haja memória e decoro!

A propósito do tema da educação aqui deixo o acesso a quatro textos que publiquei, em 2004 e 2005, e que abordam alguns dos seus aspectos relevantes.

Educação Profissional - Caminho do Futuro [Junho de 2004]

Abandono Escolar - uma emergência nacional [Outubro de 2004]

Um Compromisso para a Educação [Janeiro de 2005]

Educação e Formação na EU [Janeiro de 2005]

segunda-feira, julho 17

Frank Grisdale

Posted by Picasa Frank Grisdale

Compor um blogue é um exercício de flutuação entre diversas disciplinas como se tudo o que, no momento, se imagina pudesse ser, instantaneamente, colocado ao alcance da fruição do outro.

A magia deste meio é ser um caderno aberto à leitura de todos embora nele – por ser público – se não deposite toda a nossa intimidade mesmo nos casos em que se queira fazer parecer o contrário.

Procuro uma imagem que possa partilhar, e me liberte do calor arrepiante da cidade, e encontro este autor canadiano que tinha bem guardado em recato para outra finalidade.

Resolvo libertá-lo do cativeiro do meu egoísmo e vou voltar, a correr, para um clima mais temperado – aqui tão perto – nesta busca do máximo bem-estar possível que é, toda a vida, o maior desafio do nosso quotidiano.

CESÁRIO VERDE

Posted by Picasa Cesário VerdeFotografia daqui

Cesário Verde morreu em 19 de Julho de 1886 no Lumiar, a dois passos do sítio onde escrevo, e antecipo dois dias a efeméride para me ser possível a ilustração.

Um dos maiores poetas portugueses de sempre, com vida e obra curtas, mas de grandeza incomensurável.

Tempos atrás transcrevi, na íntegra, o seu longo poema “O Sentimento de um Ocidental” do qual aqui deixo, em sua homenagem, a abertura:

Nas nossas ruas, ao anoitecer,
Há tal soturnidade, há tal melancolia,
Que as sombras, o bulício, o Tejo, a maresia
Despertam-me um desejo absurdo de sofrer.

domingo, julho 16

Uma boa descrição ilustrada da região que por estes dias habito
no Uma Rua ao Frio

[Série: sem fotografia e sem título –6]

Nobel

"17 octobre. (1957)
Nobel. Étrange sentiment d´accablement et de mélancolie. À 20 ans, pauvre, et nu, j´ai connu la vraie gloire. Ma mère. *"

*À l´annonce du prix Nobel, Camus a téléphoné à sa mère, à Alger.

Albert Camus

“Carnets – III” - Cahier nº VIII (Août 1954/Juillet 1958)
Gallimard

sem título XXXIV

Este mar é a luz da minha memória

16 de Julho de 2006

sexta-feira, julho 14

Scolari recusou um convite do Brasil. “Felipão” fica mais dois anos como seleccionador de Portugal.

Na minha modesta opinião uma boa notícia para o futebol português.

[Série: sem fotografia e sem título –3]
Uma entrevista saborosa com SILVIA CHUEIRE no SUBROSA

[Série: sem fotografia e sem título –2]
O meu tio Ventura faz hoje 93 anos. Ele não problemas com a idade, a idade é que tem problemas com ele.

O seu aniversário que poderia ser uma efeméride saudosista é, no caso do meu tio Ventura, um acontecimento do futuro.

O meu tio Ventura vive a vida em plenitude, seja qual for a idade, como se o tempo fosse um bálsamo e não uma contrariedade.

Um dia, num artigo, intitulado “ O meu tio Ventura”, fiz uma menção à sua personalidade que, desde a minha meninice, sempre me impressionou.

Aqui lhe deixo os meus parabéns e que conte muitos.

[Série: sem fotografia e sem título – 1]

quinta-feira, julho 13

BREVE ENCONTRO


Este é o amor das palavras demoradas
moradas habitadas
nelas mora
em memória e demora
o nosso breve encontro com a vida

O Nome das Coisas, 1977

[Poema que foi deixado na caixa de comentários pela Carmito a propósito do post que lhe dediquei da série dedicada ao jantar de extinção do MES]

UMA TRADIÇÃO QUE VEM DE LONGE

Posted by Picasa Fotografia de Família – clique para ampliar

Hoje é o dia de aniversário do meu irmão Dimas. Para ele, lá onde se encontre, a renovação da minha fraterna saudação. Esta fotografia, dos anos 40, sempre iluminou a tradição aventureira de um passado familiar que, como filho tardio, não vivi.

Neste grupo de motards podem ver-se meu pai Dimas e meu irmão, ao centro, ambos de boné, meu irmão sentado na moto, e à sua direita o meu primo Luciano, ilustrando uma tradição que, afinal, vem de longe.

Este grupo de motards dos anos 40 é um daqueles que foi, de facto, percursor, de uma festividade que, quer queiram ou não, quer gostem ou não, “coloca Faro no mapa” durante alguns dias.

O Moto Club de Faro prepara-se para fazer a festa nos 25 anos da Concentração Internacional de Motos de Faro. Em ano de ‘bodas de prata’, a organização espera a afluência de 30 mil amantes das duas rodas, entre 20 e 23 de Julho, àquele que é considerado o evento motard mais importante do Sul da Península Ibérica, organizado pelo Moto Clube de Faro (MCF).

A edição deste ano terá ‘acoplada’ uma campanha especial de segurança e prevenção rodoviária, denominada zerOKilled, um termo recuperado da guerra da Coreia e utilizado quando não existiam ‘baixas’ em combate.

Recentemente reparei que, curiosamente, a Norton de meu pai é igualzinha aquela em que Che Guevara, pela mesma época, fez uma célebre e longa viagem atravessando, com um amigo, toda a América latina e que foi brilhantemente retratada no filme “Diários de Motocicleta”.

quarta-feira, julho 12

MUSEU DE ARTE MODERNA - SINTRA

Andy Warhol

Nas deambulações próprias de um período de férias – que tornará menos intensa a “alimentação” deste blogue – vi, no Museu de Arte Moderna de Sintra, a Exposição “Sedução Cinema & Pintura"Colecção Berardo. Recomenda-se.

MANUEL PIRES

Posted by Picasa Fotografia de António Pais
(Clique na fotografia para ampliar)

Ao centro: Manuel Pires

Uma das poucas fotografias desta colecção retractando, na prática, um personagem singular. Agradeço ajuda para a identificação dos acompanhantes.

segunda-feira, julho 10

ÚLCERA CRÍTICA (auto - e hetero-crítica)

Posted by Picasa Fotografia de José Marafona

Todos querem ser o que não são
E eu à regra não faço excepção
Se acontece que eu mil vezes mudo
É só por querer depressa ser tudo
Tudo, entendamos exclui meio milheiro …
Em especial: académico e banqueiro.
Um porque sabe a mais o que é de menos
O outro sofre muito se os lucros são pequenos!
Ambos, porque sim e porque não
Esses querem bem ser o que são …
Admiro até, porém, as linhas rectas
Mas geometria é realmente coisa de poetas
Que eu entorto em letras p´ra fazer um dístico
Capaz de fazer passar até por aforístico
Mas sem sorte alguma.
Puras agulhas de pinheiro, simples caruma
Secas como as rectas da geometria
- A grande irmã secreta da poesia -
Que faz as úlceras dos críticos
Em seus comentários analíticos …

22.2.67

José Blanc de Portugal
In “ENÉADAS – 9 Novenas”
Imprensa Nacional – Casa da Moeda

ITÁLIA CAMPEÃ


Fiquei contente. Os franceses “morreram” provando o seu próprio veneno.
Ainda uma frase italiana, mais que jocosa, para encerrar esta triste saga da participação francesa no mundial, em particular, pelo seu exacerbado nacionalismo chauvinista … é isso mesmo!

Francesismi raffinati ed esultanti!!!!