quarta-feira, maio 26

"Grande Rota das Aldeias Históricas" volta a atacar...

Para minha grande satisfação o Pedro Pedrosa lança a iniciativa da "GR-22". Divulgo, na íntegra, o email que ele me enviou. Toda a informação pode ser obtida aqui.

"A Grande Rota das Aldeias Históricas foi criada em 1999 e inaugurada em 2000, sendo, salvo erro, até à data, a mais longa rota pedestre homologada (GR22) marcada no terreno em Portugal, com 540 km. Representou um esforço material e humano considerável, então inserido no projecto Carta do Lazer das Aldeias Históricas.

Apesar de ser um projecto único em Portugal e potencialmente estruturante do turismo da Beira Interior de Portugal, parece votado ao abandono e ao esquecimento, inclusive pelas entidades que o promoveram. Pois chegou a altura de dizer NÃO e manter vivo um itinerário fantástico, pleno de história, cultura, tradições, gastronomia, natureza e gente boa; aldeias e pessoas maravilhosas e únicas que não se encontram em mais nenhum lado.

Para isso juntámos um grupo privado de pessoas que se dispõe a organizar uma actividade que proporciona a descoberta das Aldeias Históricas de Portugal de BTT ou a pé, tirando partido da GR22 e de outros trilhos de elevada beleza.

Acresce o facto de duas novas localidades, Trancoso e Belmonte, terem recebido a classificação de Aldeia Histórica, pelo que terá todo o sentido incluí-las no nosso itinerário e visitas.

Este é pois o desafio que vos lançamos, juntem-se a nós e venham daí à descoberta do Portugal profundo. Queremos demonstrar o seu interesse e iniciar o movimento que leve à manutenção da rota e a sua evolução com as novas aldeias classificadas. Sugestões de outras iniciativas são bem vindas.

O programa que propomos de 28 de Agosto a 4 de Setembro, denominado Travessia das Aldeias Históricas, é diferente dos que eram antigamente organizados (pelo INATEL), para menos pessoas (as inscrições são limitadas) e, esperamos, com mais qualidade. Asseguramos a logística, enquadramento e segurança e deixamos alimentação e alojamento à parte, que pode ser reservado através da organização a preços especiais que estamos a negociar.

O grupo de BTT fará sempre toda a rota em 7 etapas diárias (+ 1 dia de descanso), pelo que tem uma dificuldade média/alta (exigindo preparação previa), enquanto que o grupo de caminheiros é acessível a todos, com percursos pedestres com partida e chegada às aldeias.

Vejam todos os pormenores em www.az-trails.net/aldeias/, site em construção/evolução, onde serão apresentadas todas as informações relativas à Travessia das Aldeias e podem ser feitas inscrições.

Se não puderem vir, ajudem-nos pelo menos a promover esta iniciativa, enviando a informação aos verdadeiros amantes das coisas belas da vida.

Pedalar é viver,

pedro pedrosa"



1 comentário:

antoniosantos disse...

Olá
Depois de ter feito o caminho francês de Santiago de Compostela despertei para a importância destas rotas na divulgalção da região nos seus mais variados níveis. Devo dizer que a propósito do caminho francês para além de outras vertentes bem organizadas, é impressionante a sua marcação, ao ponto de qualquer caminhante em autonomia fazer o caminho sem necessitar de qualquer apoio tecnológico ou mesmo mapas convencionais.
Este email serve para manifestar o meu apoio à GR22 e sua preservação
Cumprimentos
António Santos