sábado, maio 22

Portugueses Viajaram Menos em 2003

"As viagens turísticas dos residentes em Portugal caíram 16,6 por cento em 2003 face ao ano anterior. As deslocações dentro do país desceram 17 por cento e ao estrangeiro 12,4 por cento. Segundo os dados ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as dormidas seguiram aquela tendência, com uma redução de 11,6 por cento. A maior parte efectuou-se em alojamento privado gratuito (66,7 por cento)."

Os dados estatísticos do turismo português, em 2003, foram agora divulgados pela Lusa e retomados, na íntegra, pelo Público.

Este é um indicador indirecto muito relevante do estado da economia de um país. As viagens turísticas dos portugueses decresceram em 2002 e 2003. Nos anos anteriores tinham crescido de forma sustentada.

Os operadores turísticos, e as suas organizações representativas, andam agora muito calados. No período anterior emitiam muitas opiniões acerca da importância da actividade turística na economia e no desenvolvimento do país. O Dr. Atílio Forte, Presidente da Confederação do Turismo, eclipsou-se.

Em 2004 o Campeonato da Europa de Futebol, a partir de 12 de Junho, vai dar uma ajuda á recuperação do sector! É a "pesado herança"!


Sem comentários: