domingo, maio 16

Vistas de Rua (2)

A minha rua é a Prof. Simões Raposo, fundador do IPO (Instituto Português de Oncologia), em Telheiras. Poucos sabem quem é? O esquecimento é mais habitual do que devia.

Na minha rua faltava construir um lote. Estaleiro à porta. Para durar. A coisa é grande. Uns poucos anos atrás ainda passeávamos nesta antiga quinta a ver as vacas pastar. Agora os camiões alinham-se em fila e retiram os entulhos do fundo do buraco que se afunda. O verde do prado sumiu. É o progresso.

A minha rua vai deixar de ter paisagem. Só vultos revolvendo-se no interior dos apartamentos - à frente, ao lado, por todos os lados. A minha rua está cheia de carros, ora parados, ora em movimento.

É preciso ter cuidado para não ser atropelado. É assim a minha rua dez anos passados. A minha rua é um estaleiro. E a obra só agora começou. Não me queixo. Observo.