terça-feira, junho 19

EDUCAÇÃO - AVANÇOS ESTRUTURANTES

Posted by PicasaBart Pogoda

Já escrevi sobre o tema do ensino profissional diversas vezes na sequência de uma experiência de trabalho que, anos atrás, me conduziu até às questões da educação.

Ontem encontrei, por caso, um Director Regional que é meu amigo de infância com o qual troquei dois dedos de conversa da qual resultaram algumas impressões interessantes.

Neste momento está em desenvolvimento, pela primeira vez, desde há muitos anos, uma parceria estratégica entre os Ministério da Educação e do Trabalho no sentido de potenciar o desenvolvimento das ofertas de ensino profissional (no sentido lato) em Portugal.

Parece uma evolução normal, sem nenhuma relevância especial, mas não é disso que se trata: é uma mudança de fundo que permitirá levar a cabo um efectivo combate ao insucesso e abandono escolar precoce que, em Portugal, é uma verdadeira calamidade.

Esse meu amigo, que conhece do que fala, afirma que, finalmente, começa a ser notória uma mudança da imagem social das vias profissionalizantes havendo casos em que muitos pais, de forma consciente, assumem a sua defesa o que seria impensável acontecer alguns anos atrás.

O esforço que está a ser desenvolvido pelo governo na criação de condições para aumentar a oferta, e tornar atraente, o ensino profissional terá como resultado um aumento substancial do número absoluto de alunos que frequentam a escola e o peso relativo daqueles que frequentam as vias profissionalizantes.

É bem possível que, até ao final de 2010, Portugal possa alcançar a meta que foi definida pela Estratégia de Lisboa, que refiro num artigo publicado no já longínquo ano de 2004, ou seja, que 50% dos alunos do ensino secundário (ou do conjunto do 3º ciclo do ensino básico+secundário) frequentem vias profissionalizantes.

Se tal objectivo vier a ser alcançado, como parece ser possível, tratar-se-á de uma extraordinária vitória não só do governo como de todos os participantes activos do sistema educativo envolvidos neste complexo e ambicioso projecto. Este é um verdadeiro desígnio nacional ao qual merece ser dada toda a atenção.
.

1 comentário:

hfm disse...

Eduardo, desculpa mas não estou assim confiante. Vi, ao longo da minha carreira, muitas mudanças e, desde o saudoso técnico-profissional, onde sempre consegui emprego para todos os meus alunos, só vi borradas, facilitismo e ignorância. Fico a observar de bancada mas a confiança é nula pois já não acredito nos nossos políticos e muito menos nos senhores de "bancada" que fora da realidade fazem leis e programas como quem põe cruzinhas no totoloto.