domingo, junho 17

LEGISLATIVAS EM FRANÇA -FINAL

Posted by PicasaFotografia Daqui

O partido de Sarkozi obtém a maioria absoluta nas eleições legislativas, em França, mas o PS, na segunda volta, recupera terreno. O resultado aponta para uma forte bipolarização colocando, de um lado, o partido de Sarkozi –UMP – com 314 a 328 deputados (359 em 2002) e, do outro, o PS com 206 a 212 eleitos (149 em 2002). Como é fácil entender os partidos minoritários – incluindo o PCF -não deverão obter o número suficiente de deputados para formar um grupo parlamentar (mínimo de 20 deputados).

Conclusão final: poder absoluto para Sarkozi – presidencial e legislativo – e poder absoluto de oposição para o PS. Retirem as ilações que quiserem, em particular, aqueles que consideram que os partidos socialistas não pertencem à esquerda seja qual for o seu posicionamento face ao poder. Para mim, até ver, só os partidos socialistas podem ser alternativa à direita que sobe e se radicaliza em toda a Europa. Não brinquemos com coisas sérias …
.
.
.

1 comentário:

hfm disse...

Eduardo, Não brinquemos mesmo; e eu que não gosto de ver o PS na oposição penso, contudo, que este, como o nosso, tem de largar certos tiques e ganhar algum pragmatismo e, então, aí terá campo para se afirmar e vingar como única (?) alternativa.