sábado, junho 16

S. MAMEDE

“Se é bem claro que, logo após o cerco de Guimarães, se verificou uma aliança entre D. Afonso Henriques e as nobres que tinham abandonado a corte em 1122 e em 1125, é mais difícil decidir a quem pertenceu a iniciativa deste acordo. Mas as circunstâncias em que se deu o cerco, e a participação que nele tiveram pelo menos alguns dos nobres revoltados contra D. Teresa, devem ter facilitado as decisões imediatas, tanto da parte do infante como da parte dos nobres. Estes viram que podiam contar com um chefe decidido. Podiam tê-lo do seu lado se encorajassem as suas ambições.”
(…)
“…pode afirmar-se, com segurança, que o infante começou, pouco depois do cerco de Guimarães, a exercer actos de soberania, como foram as cartas de couto ao eremitério de
São Vicente de Fragoso em Dezembro de 1127 e ao mosteiro de Manhente em Janeiro de 1128 e ainda a já citada confirmação do foral de Guimarães em Abril de 1128. Apropriou-se, portanto, do governo do condado contra a vontade de sua mãe.”
(…)
“A confrontação armada era inevitável. Deu-se, como se sabe, em São Mamede, perto de Guimarães, no dia 24 de Junho de 1128, quando se comemorava a festa litúrgica de São João Baptista. As tropas de Fernão Peres e as cavaleiros fiéis a D. Teresa, vindos, sem dúvida, das regiões de Coimbra e Viseu, atravessaram o Douro e dirigiram-se a Guimarães, onde D. Afonso Henriques devia então estar, e a batalha deu-se, portanto, perto do seu castelo.” [
Ver a transcrição do texto dos Anais acerca de São Mamede.]
(…)
“São Mamede foi o primeiro acto de um movimento irreversível que explica, mais do qualquer acontecimento ou intervenção pessoal, as razões imediatas da independência do Condado Portucalense, como entidade política que precedeu o reino de Portugal.”

In “D. Afonso Henriques” de José Mattoso, ”Revolta e tomada do poder” e “S. Mamede”, pgs. 43/46 (13).
.

Sem comentários: