quarta-feira, dezembro 15

A estratégia do PP

A coragem faz falta para tomar posições, abrir caminhos, ousar decisões, assumir responsabilidades, exercer o poder, abdicar do poder, afrontar os poderes, desmascarar a mentira. Faz falta nos momentos difíceis mas também nos outros.

Penso sempre no que terá pensado e sentido Federico Garcia Lorca quando foi preso pelos fascistas espanhóis (sob inspiração do “caudilho”) e fuzilado.

O que fazer perante a barbárie, mansa ou brutal, dos aspirantes a tiranos. A coragem da resistência. Não a velha resistência dos heróis da 2ª guerra mundial. Mas a resistência ao populismo mediático que propagandeia a ideia de que é a direita que defende os pobres e os desprotegidos.

Quem derrubou Santana Lopes foi o PP e Bagão Félix. Não foi o PR. Metam isto na cabeça. Por isso foi o PP que impôs a Santana uma separação de águas e a ida às urnas a “solo”. A sua estratégia é a de crescer à custa dos votos dos deserdados de todas as condições, derrotando o seu parceiro de ocasião no exercício do poder.

Não há qualquer autenticidade no proclamado acordo pós eleitoral que encobre a separação dos parceiros da coligação da direita. É uma mera manobra de diversão para credibilizar uma herança vazia de solidariedade mas prenhe de disputas e hostilidades.

É assustador, nos últimos dias, observar o olhar chispando ódio dos dirigentes dos partidos de direita. É penoso ouvir o seu discurso de indisfarçável ressentimento face ao PR. Paulo Portas, em particular, tem personificado uma vontade impotente de golpear um regime político que, no fundo, não lhe atribui todos os poderes de que se considera merecedor.

Um chefe. Exagero nos meus receios? Queira Deus que me engane. O futuro o dirá.

Sem comentários: