quarta-feira, dezembro 15

Ir a Canal Caveira na Passagem do Século

Há muitos anos atrás fiz uma combinação com a F. Um daqueles compromissos do género “daqui a vinte anos – após a conclusão do curso vamos encontrarmo-nos aqui, no pátio da escola, aconteça o que acontecer.” Assim, eu e a F., no meio de muitas cumplicidade, decidimos que haveríamos de ir a Canal Caveira no dia da passagem do século.

Somos da mesma idade. As relações entre ambos entrelaçaram-se com amigos, solidariedades, trabalho, militância, ajuntamentos, casamentos, separações, sucessos retumbantes e fracassos terríveis. Vidas intensas de empenhamento nas mudanças sociais e políticas.

Ainda estamos a caminho do futuro no selim da mota que nos haverá de conduzir a Canal Caveira. Ninguém nos derrubará. Com o tempo ficámos mais resistentes às ilusões do sonho de uma vida para além da miséria do sofrimento humano.

Essa viagem que não fizemos não tem importância nenhuma. Foi uma forma de manter, anos sem fim, um objectivo de partilha de uma aventura que não cumprimos. Outras aventuras surgirão para que os nossos, em primeiro lugar, os mais novos, se possam orgulhar de nós.
Absorto - 1º Aniversário (14 de 17)