terça-feira, dezembro 7

O PR e os ataques da direita

Os ataques violentos, destes dias, ao PR, provindos da direita, são difíceis de entender. As vítimas da decisão do PR estão a falar muitos decibéis acima do que seria aceitável pela opinião pública. Pela simples razão de que a opinião pública desejava esta solução ou, pelo menos, não a considerou desajustada ao desempenho do governo.

O PR fez aquilo que a maioria dos portugueses ansiava que fizesse. Ainda por cima faltam jogar imensos lances. O PR ainda nem sequer tomou a palavra para explicar as razões políticas da sua decisão. Os partidos do governo ainda não decidiram se avançam em coligação ou cada um por si; o PS ainda não apresentou o seu programa de governo embora tenha feito emergir Vitorino.

Uma coisa é certa: o PR tomou uma decisão que vai ao encontro da crescente insatisfação popular. As eleições são uma válvula de escape essencial para evitar males maiores. Trata-se de dar a palavra ao povo, um princípio sagrado da democracia representativa.

As razões da decisão do PR estão bastante explicadas pelos acontecimentos recentes conhecidos por “trapalhadas”. Mas, certamente, o PR terá outras informações que lhe permitiram assumir os riscos políticos da sua decisão.

A maioria daqueles que assumiram funções de gestão na administração pública, a todos os níveis, compreende as razões do PR. A partir de certo momento o que parecia é que só o PR as não compreendia.

A injustiça pode resultar, por uma vez, de um julgamento involuntariamente errado. A liberdade pode ser, por uma vez, ingenuamente posta em causa. Mas as injustiças reiteradas e indiscriminadas e as limitações à liberdade, assumidas como programa de governo (embora não escrito), são sinais perigosos para a democracia que não é uma conquista definitiva para todo o tempo e em qualquer circunstância.

Para salvaguardar a democracia, em última instância, é que existe no nosso sistema político a instituição Presidente da República. Que não é a “Rainha de Inglaterra” ou o “Notário da República”.

Os que hoje são governo e atacam o PR desta forma desbragada já desistiram de ser governo amanhã. Estão a caminhar para um beco sem saída. Porque, além do mais, o PR vai ser o mesmo, durante quase um ano, após as eleições gerais de 6 ou 13 de Fevereiro próximo.

E depois dele outro virá, por eleição directa, que não será, certamente, da simpatia da actual liderança do PSD e PP.

Sem comentários: