terça-feira, dezembro 28

Uma miragem

Nos meus tempos do liceu, em Faro, era sempre uma alegria a falta de um professor que nos abria a vida à felicidade de um jogo de futebol. Quando havia tempo, equipa e bola lá ia-mos estrada abaixo a caminho do campo dos “blocos”. Assim chamado pois cerca dele se faziam aqueles tijolos esbranquiçados da “Cavan” que serviam para erguer paredes.

O campo era improvisado, mais que “pelado”, e havia jogadores para todos os gostos alguns deles de categoria invejável. Os jogos eram a brincar mas lutava-se para vencer e não dávamos pelo cansaço. Nunca sou capaz de me lembrar do cansaço desse tempo.

Um dia aconteceu algo de excepcional. No meio de um jogo ouvimos o ruído de alguma coisa parecida com um avião que se aproximava a baixa altitude. Olhamos o céu claro e nele refulgiam, no ar, como uma miragem, pontos de luz que volteavam, lentamente, a caminho do chão.
Desatamos a correr na sua direcção e vimos que os pontos de luz eram panfletos lançados do avião. Não cheguei a apanhar nenhum pois se aproximaram os carros da polícia e nos fizeram fugir, a toda a pressa, a caminho do liceu.

Devia correr o ano de 1961 e soube, mais tarde, que aquele era um avião da TAP que fazia a carreira de Marrocos e fora desviado pelo Palma Inácio, e outros opositores à ditadura, que nos tinham presenteado com uma mão cheia de panfletos subversivos que eu nunca cheguei a ler.

Mas foi uma emoção aquela miragem vinda do céu. Tinha eu exactamente a idade que o meu filho tem agora.

1 comentário:

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it A d t security systems