domingo, dezembro 5

Panfletos no Chão da Gare

Os tempos de liberdade que vivemos são uma conquista da luta daqueles que nunca aceitaram a tirania. É um lugar comum. Uma tirada antiga, porventura obsoleta. Mas no longo tempo da ditadura havia que lutar pela liberdade. Realizar as tarefas mais comezinhas como elaborar, imprimir e distribuir panfletos.

Em todas as lutas se redigem, imprimem e distribuem panfletos. As tecnologias mudam mas a essência da tarefa é sempre a mesma: passar uma mensagem. Normalmente apelar à revolta, à contestação, à desobediência. O contrário da subserviência e do medo.

Nestas caminhadas pela acção subversiva no combate à ditadura cumpriu-me um dia entregar uma remessa de panfletos contra a guerra colonial ao José Galamba que me esperava numa cervejaria na avenida do Uruguai, perto de minha casa, onde costumava ir o Carlos Paredes.

Fiz o percurso até Benfica de Metro. Ao sair da carruagem, nesta estação, o saco rebentou e os panfletos inundaram o chão da gare à vista de toda a gente. Calmamente, mas com o coração a saltar, recolhi-os de novo para dentro do que restava do saco. Toda a gente se fingiu distraída e ninguém deu especial atenção ao acidente.

Duas extraordinárias coincidências: se me não falha a memória ia acompanhado pelo José Catela, neto de um célebre inspector da polícia política, e muito perto da saída da estação do Metro funcionava a “Escola” da polícia que sempre ficou conhecida por PIDE.

Há dias de sorte.

Absorto - 1º Aniversário (10 de 17)

Sem comentários: