sexta-feira, dezembro 10

O Populismo Saiu à Rua Num Dia Assim

A "Ode Triunfal" foi o que me apeteceu, verdadeiramente, publicar a título de comentário à comunicação presidencial. É mais clara. Intemporal. Está sempre actual e não se atrasa. Não é alvo de críticas nas TVs a não ser por especialistas que ninguém sabe quem são e ninguém lê. Excepto outros especialistas igualmente desconhecidos do grande público, ou seja, do povo e que, igualmente, ninguém lê.

Mas a razão comezinha da disputa do poder, ou seja, de uma série de coisas que o poema trata, com meridiana clareza, e que interferem com a nossa vidinha, exige um comentário mais prosaico: resumindo a baralhando vamos para eleições.

Dia 20 de Fevereiro. Porque não 13? Ou mesmo 6? O Carnaval? A camapnha eleitoral não pode coincidir com o Carnaval? Uma boa anedota. O que interessava a toda a gente, aos cidadãos, menos aos partidos da maioria (estão no poder) e ao PC (está "de Jerónimo") era a data mais cedo possível! Tudo demora tanto tempo! Desde 9 de Julho de 2004 a 20 de Fevereiro de 2005 contam-se mais de 7 meses!

A partir deste momento começou a campanha eleitoral. O governo que não-se-sabe-se-é-de-gestão-ou-não, e os partidos que o integram, vão aproveitar, a fundo, as vantagens de disporem do poder e de um Orçamento de Estado aprovado.

O populismo saiu à rua num dia assim...

Sem comentários: