quinta-feira, novembro 3

"Política (continuação)."


Albert Camus

“Política (continuação). Tudo deriva do facto de aqueles que estão encarregados de falar em nome do povo não terem nunca a preocupação real da liberdade. Quando são sinceros, gabam-se mesmo do contrário. Ora a simples preocupação já bastaria …

Por conseguinte esses, raros, que vivem com tal escrúpulo devem perecer mais dia, menos dia (há muitas formas de morrer a este respeito). Se são orgulhosos, não tombarão sem luta. Mas como irão lutar contra irmãos, contra a própria justiça? Deixarão o seu testemunho, eis tudo. E, com dois milénios de intervalo, assistiremos ao sacrifício, várias vezes repetido, de Sócrates. Programa para amanhã: execução solene e significativa das testemunhas da liberdade.”

Albert Camus

Caderno n.º 5 (Setembro 1945/Abril 1948) – Tradução de António Quadros. Edição “Livros do Brasil”. (A partir da “Carnets”, 1962, Éditions Gallimard).

(Terceiro fragmento, dos seis primeiros do Caderno nº5, que venho a reproduzir na íntegra. A referência a Sócrates – o filósofo - no seio deste fragmento não é mais do que uma irónica coincidência.)

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
hfm disse...

É sempre com muito interesse que aqui venho ler Camus.

Eduardo Graça disse...

Obrigado. Sei que me aventuro talvez num terreno demasiado fechado insistindo em Camus.Mas os seus "Cadernos" são um autêntico blogue "avant la lettre". Fascinante e, quase sempre, muito actual. Sei que o meu prazer é partilhado e por isso prossigo.