terça-feira, janeiro 9

ANIVERSÁRIO

Posted by Picasa Fotografia de família

As suas mãos

As suas mãos sobre o seu peito
eram as mesmas mãos fraternas
que me acariciavam a face revolta

Eram umas mãos impensáveis
lindas de morrer, libertadoras
de tão gentis, generosas e boas

Tais mãos naquele dia que as vi
depositadas sobre o seu peito
eram as minhas mãos sem mim

As suas mãos frias e ausentes
deixaram de ser as minhas mãos
no dia em que sua vida se perdeu

In “Ir pela sua mão” – Editora Ausência
Maio 2003


Em memória de meu pai no aniversário da sua morte.

[Na fotografia adivinham-se o verde da vegetação e o cheiro próprio de uma ambiência mediterrânica. A minha avó paterna olha, embevecida, meu pai sorridente; eu aborrecido, de chapéu, recosto-me em minha mãe; minha tia Lucília, linda, com a filha mais velha ao colo junto a seu marido Graciano; logo atrás, de óculos, o meu irmão Dimas, entre outros, no quintal do palacete dos meus avós em Moncarapacho – Olhão.]

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou contigo nesta hora difícil. O teu parece-me um PAI a sério. Recordemo-lo com todo o respeito.

João Brito Sousa

Anónimo disse...

Quando vejo estas fotos a preto e branco, lembro-me sempre das que também meu pai tirava no nosso quintal aqui no bairro do Pereiro em Santarém,aaos meus irmãos Daniel, Teresa e Lucília. Eu era muito pequena e não deixava fotografar-me.
Ainda hoje não gosto muito de me mostrar.
Elisabete Costa