segunda-feira, janeiro 15

MAIS ENFORCAMENTOS EM BAGDAD

Posted by Picasa Fotografia daqui

O destino dos condenados de Bagdad cumpre-se de forma paulatina e inexorável apesar dos apelos dos líderes de uma Europa subjugada ao poder político e militar dos USA. Assinalo que, desta vez, José Manuel Barroso, ao lado de Prodi, tomou, de viva voz, posição contra a pena de morte. Já não era sem tempo!

Vi no outro dia a entrevista de Saddam à CBS nas vésperas da guerra que havia de o apear do poder. Trata-se de um documento histórico extraordinário. Percebi toda a brutalidade do enforcamento de Saddam ampliada pela divulgação das imagens da sua execução. Sem nunca abordar as questões internas Saddam desafiou, com ironia, Bush para um debate planetário no qual, livremente, cada um exporia as suas razões preanunciando a sua morte através desta provocação na defesa de uma ideologia nacionalista radical.

Quase sem uma falha todas as afirmações de Saddam, custe a quem custar, quer o vejamos como um assassino sanguinário ou um estadista vulgar e desesperado, foram confirmadas pela realidade: o Iraque de Saddam não representava qualquer perigo militar para o Ocidente, não dispunha de armas de destruição massiva, não apoiava as ideias de Bin Laden nem acolhia as suas forças. Saddam não era mais do que um “gigante com pés de barro”.

Entretanto Bush prossegue a sua louca estratégia de ocupação do Iraque anunciando, com o envio de mais tropas, os preparativos de uma retirada cuja execução deixará para quem lhe vier a suceder. Quando os defensores de Bush, e da sua política, se esforçam por ensaiar um recuo encontram nele a revelação de um fascínio pelo abismo que é mais próprio do temperamento dos tiranos, reconhecidos pela história, dos quais um dos exemplos é, exactamente, Saddam.

Ironias da história!
---------------------------

1 comentário:

Anónimo disse...

Coisas de petróleo...