terça-feira, janeiro 30

JORGE CORVO - DOIS COMENTÁRIOS

Posted by Picasa Jorge Corvo

Volto ao ciclista algarvio que nunca ganhou a Volta a Portugal mas que, por três vezes, se classificou em 2º lugar, “puxando” dois comentários:

O tomas vasques lembra algo que, na sua época, foi um acontecimento extraordinário e que não referi antes por não ter a certeza da Volta na qual se processou o “cambalacho”: “Jorge Corvo perdeu a volta de 1959 para Carlos Carvalho por 5 segundos. Nessa Volta a Organização alterou um contra-relógio individual no contra-relógio por equipas para impedir a vitória de Jorge Corvo”.

O Carlos Maria, de muito longe, lança, a propósito de Jorge Corvo, uma frecha afectiva que ficou cravada no meu coração:

“Meu caro Eduardo Graça. O Jorge Corvo foi um grande atleta do Ginásio Clube de Tavira, como sabes. Não sei se a colectividade ainda existe – se resiste – e, muito menos, se nela ainda se pratica ciclismo. Mas praticou. E, apesar de ser do Benfica, este foi um dos ídolos que encheu o imaginário da minha infância.

Embora não me possa gabar de ter o conhecimento e a memória do Tomás Vasques, quem quer que ele seja. O Jorge Corvo é hoje – como podiam ter sido outros, da mesma cepa, de que tens falado – o pretexto ideal para te dizer que, embora discreto, sou leitor fiel do teu blogue desde que dele me deram nota.

Não sendo, é certo, palavra que conste do léxico mais comum deste espaço, devo dizer-te que leio e revejo e muitas coisas com indisfarçável saudade. E, não desfazendo na teu Camus ou no teu gosto pelo comentário político, gostava de te dizer que tenho apreciado, muito especialmente, as tuas incursões num certo passado desportivo, a dedicação firme à tua terra, o amor pela tua família.

O teu irmão Dimas foi-se tornando, de algum modo, familiar e, naturalmente, é com ternura que leio o que dizes, como o dizes, sobre o teu filho, desenhador de mérito. Obrigado, então, pelo mundo afectuoso que, aqui tão longe onde me encontro, me fazes chegar. Um abraço para ti. E, já agora, farás o favor de dar um grande abraço meu ao
António Pais, um gajo porreiro de quem (também) tenho muitas saudades. Até uma foto minha ele desencantou.”

Obrigado.

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Eduardo,
Era miúdo e estava em Angola nesse período do Jorge Corvo. Mas lembro-me, como se fosse hoje, de ouvir a Volta na rádio e três nomes me terem ficado na memória : João Roque, Peixoto Alves e JORGE CORVO. Quando vim para Portugal ainda vi ao vivo, na marginal Lisboa -Cascais, o João Roque e o Peixoto Alves. O Jorge Corvo já se teria retirado. Era na época em que havia carteiras de fósforos com caricaturas de desportistas e a do Jorge Corvo lá estava numa caderneta que uma tia avó me tinha oferecido, quando cheguei a Lisboa vindo de Luanda. Já não a tenho !O Jorge Corvo equipava de preto e branco e o caricaturista "jogou" com o seu nome ( Corvo ). Por tudo isso é um dos ciclistas da minha preferência.
Finalmente duas palavras para o Carlos Maria :
- uma para lhe agaradecer a gentileza da adjectivação;
- outra para lhe dizer que pelo teu blog chega ao meu.
Fico à espera da tua visita e um grande abraço.

Um abraço

Quintanilha disse...

Uma grande fugura do ciclismo!
Desculpem a ignorância, ainda é vivo?

Anónimo disse...

É vivo e tem uma loja de ciclismo em Tavira no Largo Dom Marcelino Franco (também conhecido como Jardim da Alagoa). Quanto ao Ginásio já não tem ciclismo tendo passado o ciclismo de Tavira para o clube de ciclismo de Tavira, que conta com uma equipa profissional que aspira este ano à vitória na volta a portugal

manuel Gonçalves disse...

recordo o Jorge Corvo como um ídolo do passado com 3 vezes em segundo lugar na volta a portugal nos anos de 58 - 61 na pista de loulé aquela luta de verdadeiros gigantes do pedal: o Jorge e seu irmão Humberto Sergio Pascoa, Vergilio Nunes, Alcide Neto, João Barbara, etc . etc.tenho saudades destes tempos: Parabens um abraço a todos: Perna <coelho, Victor Tenazinha,Valério Chocolateira etc etc.

Anónimo disse...

Jorge Corvo bem como Sergio Páscoa, Leonel Miranda, Joaquim Agostinho, etc etc, vi-os todos em São Paulo, na volta ao Estado de São Paulo, organizada pelo jornal Gazeta Esportiva. Deram, todos eles, um banho de ciclismo nas outras equipes, estrangeiras ou brasileiras e, simplesmente, ganharam todas as voltas ano a ano. Presumo que até por isso a Gazeta resolveu parar com isso, lol.

Unknown disse...

Boa tarde
Penso que o cambalacho da troca teve a ver com o seguinte segundo ouvi em miúdo de uma pessoa mais velha. Nunca ouvi isto relatado e só agora na net encontro a referência. Na chegada a Tomar (de onde sou natural) o Jorge Corvo ia isolado. 100 m antes da meta um polícia de serviço mandava desviar os automóveis para uma transversal. Aparece o Jorge Corvo vê o gesto do polícia é enganado e vira para a Estação de Caminho de Ferro em vez de seguir em frente. Perdeu assim a etapa. A organização para tentar atenuar o problema (culpa sua)toma a decisão de que a etapa final Tomar-Alpiarça passe a um contra-relógio por equipas (pior a emenda que o soneto) o que veio a prejudicar o J. Corvo pois a sua equipa já tinha poucos ciclistas. ESta troca nunca consegui ver descrita nos sites oficiais.