sexta-feira, setembro 17

"Incapacidades"

Há notícias que têm o condão de deixar os cidadãos perplexos. Esta é uma delas. O actual director nacional da PSP (esta não é a sigla de Partido Socialista Português, mas sim de Polícia de Segurança Pública - é um esclarecimento para o pessoal do Brasil!), anterior Inspector-geral da Segurança Social, foi dado como "incapaz", em 2002, por uma junta médica.

A notícia pode ser verdadeira ou não. Não apareceu ainda o "Carocho" para me dar uma certeza acerca deste assunto de intendência.

Mas há um qualquer mistério nestas nomeações, incapacitações, demissões, pensões, transladações, tanta coisa, ao mesmo tempo. É a estratégia da propaganda da propaganda. Nem o mais experiente jornalista sabe por onde pagar em tantos factos, acontecimentos e noticias porque, ao mesmo tempo, surgem as repetições, reafirmações ou negações dos mesmos factos, acontecimentos e notícias.

Os personagens mudam de lugares e trocam de papéis a uma velocidade alucinante. É este o fascínio do governo de Santana Lopes. Agora começo a compreender melhor o fascínio do PR. Isto não é populismo é uma categoria nova. Talvez fique conhecida como "santanismo-pop". Se sobreviver alguém... Pode ser que o PR, lá mais para o ano de 2005, ajude a esclarecer a natureza da coisa.

Sem comentários: