terça-feira, setembro 28

"Uma política de rigor e contenção"

O Dr. Cordeiro, o “boticário mor do reino” (lembram-se?) tem sido recompensado pelo apoio encarniçado que prestou à maioria do governo. Aqui está o exemplo vivo de uma verdadeira política de rigor e contenção da despesa pública!...

"Despesas com medicamentos disparam
Comparticipação do Estado subiu 12 por cento

Os portugueses estão a gastar mais em medicamentos. De acordo com o Jornal de Negócios, esta subida reflectiu-se nas comparticipações do Estado, que aumentaram quase 12 por cento em relação aos primeiros oito meses do ano passado.
A despesa do Serviço Nacional de Saúde com os medicamentos vendidos nas farmácias disparou nos últimos meses. Segundo o Jornal de Negócios, até ao mês de Agosto, o Estado já tinha gasto 916 milhões de euros na comparticipação de medicamentos. Este crescimento de 11,8 por cento em relação aos primeiros oito meses de 2003, constitui também o maior aumento verificado desde 1997, ano em que os encargos do serviço nacional de saúde aumentaram 12,2 por cento.
O Ministro da Saúde já se manifestou preocupado com estes valores. Na semana passada, Luís Filipe Pereira considerou que, se aumenta o consumo de genéricos, o consumo de medicamentos de marca deveria baixar. Mas, ao contrário do que se estava à espera, mesmo com a introdução dos genéricos, a despesa continua a aumentar muito acima da inflação.
Só em Agosto o aumento foi superior a 16 por cento, relativamente ao mesmo período do ano passado. E em Março o aumento chegou aos 20 por cento. O Infarmed chegou a ameaçar alguns laboratórios de retirar a comparticiapação de medicamentos, que registaram um consumo "anómalo", mas até agora o instituto não avançou com nenhuma sanção aos laboratórios. O Ministro da Saúde garante que o Governo irá introduzir um conjunto de medidas para travar este crescimento da despesa do Estado. (Sic on line)






Sem comentários: