sexta-feira, maio 9

ANIVERSÁRIO



Não omito nada do meu gostar
nem o sobressalto de descobrir um dia
que não queria nada do que quis.
Ofereço o tempo futuro todo
à descoberta da arte de transformar
amando o desconhecido ou quase que é
afinal o que é amar.
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In Primeiros Poemas, Dez 2007.

[No dia do Aniversário de minha mulher Guida.]
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AGOSTINHO ROSETA

(Jantar de Extinção do MES - 7 de Novembro de 1981)
“A virtude é meritória, hoje. Os grandes sacrifícios não são continuados. Os mártires são esquecidos. Eles erguem-se. As pessoas olham-nos. Uma vez tombados, os jornais continuam.”
Albert Camus - in Cadernos

[No dia do 13º Aniversário da morte do Agostinho Roseta]
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CAPITULAÇÃO DO REICH

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CLARIFICAÇÃO OU IMPLOSÃO


Não sei porquê a campanha para a liderança do PSD parece um bocado mortiça mas admito que o jogo de bastidores esteja ao rubro. Cheira-me que Jardim ainda pode avançar. A lógica seria a da balcanização total. Jardim, Santana, Manuela, Passos, Patinha e Neto Lda. Perdidos por um … o Jardim ainda pode ganhar! Pelo andar da carruagem, com o provável adiamento do Congresso, para finais de Junho, só em Setembro teremos oposição ao governo. Mesmo assim será necessário que do Congresso resulte uma clarificação e não uma implosão. Em ambos os casos a realidade emergente pode tomar diversas cambiantes na qualidade e no tempo. Já agora espero que não se lembrem de marcar o Congresso para dias de jogos de Portugal na fase final do Europeu de Futebol. Deixo aqui o calendário do europeu. É que, por incrível que pareça, as datas coincidem mesmo.
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quinta-feira, maio 8

FUTEBOL - SUAS DESGRAÇAS E LIÇÕES


"Lo que sé acerca de la moral y de las obligaciones de los hombres se lo debo al fútbol". Esta opinión de Albert Camus, Nobel de literatura, fue tomada a chanza por un deporte que en el que se aplaude la pillería y no se acostumbra a censurar la marrullería. Ayer en Riazor, el fútbol no desdijo al escritor francés. Los jugadores del Levante, ya descendido, saltaron al campo vistiendo camisetas con lemas reivindicativos. "Solución o dimisión. Queremos cobrar, ya". La protesta fue jaleada con gritos de ánimo por la grada, que entiende la situación desesperada de una plantilla que lleva dos años sin llevar a casa la soldada y sopesa plantarse la próxima jornada.

Todo parecía escrito en el guión. El Levante, con cinco canteranos y dos juveniles en la convocatoria, se presentaba como el rival más asequible para que el Depor prolongase una racha de seis victorias consecutivas que le permitan disputar el próximo año la UEFA. Señaló el árbitro el inicio del partido. Bodipo tocó la pelota para Sergio, pero los jugadores levantinos continuaron abrazados a orillas del círculo central. Sergio condujo el balón hasta el área del rival. Llegó solo, sin ningún contrario que le hiciese sombra. El centrocampista catalán volvió la cabeza y cuando se enfrentó a la portería vacía, decidió tirar la pelota fuera. En vez de una sonora pitada, la afición premió el gesto con una calurosa ovación por parte de la afición y de sus compañeros. Albert Camus ganaba por un gol a cero.
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L'irrésistible poussée de la droite en Europe

Harry Gruyaert1994. Alfama
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quarta-feira, maio 7

ALÍPIO RIBEIRO

Alípio Ribeiro

Nos bancos dos jardins, nos corredores das repartições, nas mesas dos cafés, nos transportes públicos, através de conversas ao telemóvel ou de mensagens electrónicas, seres imbuídos de uma poderosa intuição política, muito louvada no Portugal democrático, falam de tudo e mais alguma coisa. Esta introdução não permite caracterizar os portugueses como seres diferentes dos restantes. Com mais ou menos sofisticação de meios, mais ou menos liberdade cidadã e política, aqui, e em toda a parte, os seres emitem opiniões, elaboram juízos, julgam, lavram sentenças, condenam inocentes, absolvem criminosos, investigam, denunciam, louvam e condecoram, enfim, emitem opinião. Os responsáveis políticos eleitos e os dirigentes da administração, aos vários níveis, também são cidadãos e, como tal, livres de emitir opinião. Algumas escolas de gestão apontam mesmo como um benefício para a transparência e o desempenho da administração a liberdade de criação de canais de comunicação através dos quais os responsáveis políticos, eleitos ou não, tornem públicas as suas opiniões pessoais mesmo tratando-se de matérias sobre as quais incida a sua própria responsabilidade profissional. Tal processo carece, está bem de ver, do estabelecimento de regras. A mesquinhez de muitas apreciações da opinião pública, a mor das vezes anónimas, transmitidas sob a forma de boato, acerca das decisões, e da vida pessoal dos políticos, assim como dos dirigentes da administração, tantas vezes ampliadas pela comunicação social, não encontrará espaço para o contraditório se não for possível a criação de canais de comunicação onde esses mesmos responsáveis, dando a cara, expliquem o sentido das suas decisões, defendam as suas opções e ripostem às criticas e aos ataques dos seus detractores. Isto vale para todos seja qual for a sua cor política ou textura ideológica. Tudo isto vem a despropósito do ainda Director da Polícia Judiciária. Assim que o dito veio a público lançar uma ideia, que parece possuída de toda a lógica, se abateram sobre ele raios e coriscos. As corporações revolveram-se em indignadas proclamações como se tivesse sido dita alguma indignidade. O ainda director da Polícia Judiciária, que não conheço pessoalmente, tem um problema, do qual não se consegue desembaraçar: é um homem probo, culto e sensível. Disse publicamente o que pensava dando a cara. Vai embora e o mais certo é que nunca mais faça ouvir a sua voz em defesa das suas ideias e opiniões. Fez-me lembrar um anterior Director daquela mesma polícia que, ao que dizem, fazia passar mais do que duvidosas ideias e opiniões, através de conversas sigilosas, com jornalistas do género conversa de café. Ah, portugueses, essa memória!
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OBAMA

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terça-feira, maio 6

UM CASO PARA INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DAS "CIÊNCIAS OCULTAS"


Estou farto de perguntar a ver se alguém, desde políticos, gestores ou taxistas, me consegue explicar esse mistério de nunca ter sido construída a linha de metro para o Aeroporto da Portela. Ainda por cima é uma linha recta desde, por exemplo, o Areeiro. Confesso que nunca ninguém me conseguiu dar uma explicação cabal para o caso.

Mas também nunca ninguém – ao longo de decénios - fez muita questão em tornar esta extraordinária omissão numa reivindicação. Estranho, não é? É um caso de estudo na área das “ciências ocultas” ou dos silêncios mórbidos que rodeiam a gestão das cidades.

E os responsáveis políticos pela gestão da cidade - e do país – ameaçam prosseguir no caminho das opções inexplicáveis, à luz do bom senso, encerrando Santa Apolónia (estação ferroviária terminal) agora que o metro, a muito custo, acaba de lá chegar. Isto é caso de polícia ou de doença! É um daqueles casos em que vale a pena os cidadãos meterem-se em trabalhos para acabar com a macacada!
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JIMI HENDRIX

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segunda-feira, maio 5

Yoani Sánchez

O El País dá relevo ao caso de Yoani Sánchez como um teste à vontade de abertura política do regime cubano.
Tenho acompanhado com atenção a evolução política recente em Cuba. Visitei Cuba em 1976, antes da abertura ao negócio turístico, e, recentemente, como vulgar turista, tendo-me sido permitido falar com cidadãos que manifestavam de forma aberta, mas parcimoniosa, a necessidade urgente de uma abertura, pelo menos, no plano da economia. A expectativa do povo cubano numa evolução pacífica do regime é a nota dominante. É fácil reconhecer que se assiste ao início de um processo de mudança sob a liderança de Raul Castro.
Recentemente um conhecido dissidente do regime que vive em Cuba – em entrevista ao Público – afirmou que estava a ser possível realizar aquela entrevista, via telefone, sem interferências (que disse serem recorrentes) e referiu uma diferença profunda entre a personalidade de Fidel e de seu irmão Raul.
Acredito que estejamos, de facto, a assistir a um processo de abertura que muitos, no entanto, relativizam considerando tratar-se, simplesmente, da reposição da situação anterior a 1989 quando o regime tomou – após a queda do muro de Berlim – um conjunto de medidas excepcionais, e ainda mais gravosas para o povo cubano, no acesso a bens de consumo e ao exercício da cidadania.
As medidas de abertura sucessivamente anunciadas e, nalguns casos, já iniciadas são um sinal de esperança na viabilidade da transição pacífica para um modelo económico de abertura ao mercado – no caso trata-se, verdadeiramente, de criar um mercado que não existe – sendo mais difícil vislumbrar a viabilidade de uma transição pacífica para a democracia política.
É neste terreno que se coloca a questão de Yoani Sánchez. A autorização para a sua viajem a Madrid, para receber um prémio que lhe foi atribuído, como autora de um blogue seria, aparentemente, uma pequena concessão do regime cubano à vontade de uma cidadã cubana corajosa mas, caso se concretizasse, um grande passo no caminho da liberdade.

O BLOGUE DE LUIZ CARVALHO

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A ÉTICA SEGUNDO MANUELA FERREIRA LEITE

O mês de Maio vai ser pródigo em política espectáculo lá para as bandas do PSD mesmo que alguns dos artistas – através de um truque já conhecido – afirmem não actuar em palco. Nesta campanha para a liderança do PSD, ainda antes de se saber se Jardim arromba as portas do circo, há uma candidata que é "vendida" como sendo portadora de “superioridade moral” sobre os restantes. Mas para começo de conversa – pois eu próprio posso dar umas achegas – já mostrou a qualidade do seu conceito de ética em política. Olhem só para o diálogo final da entrevista que concedeu ao Expresso.

Quanto pensa gastar na campanha?
O mínimo possível. Não vou ter cartazes, não vou ter almoços, não vou ter jantares.

Passos Coelho tem cartazes muito apelativos.
Quando se tem dinheiro é assim...

Podemos terminar a entrevista com meia dúzia de perguntas-relâmpago?
Não, não pode. Recuso terminantemente. Numa entrevista séria não se pode acabar com perguntas de algibeira. Isto não é um concurso para ganhar prémios no fim.
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FRANCISCO M. RODRIGUES (CONT.)

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domingo, maio 4

sexta-feira, maio 2

JANIS JOPLIN

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“The show must go on”.


Eu não acredito na infalibilidade das sondagens. Elas fazem parte do jogo político. Estão por dentro e não por fora desse jogo. Esta surge num momento crítico para o PSD. O drama que ela confirma é o da erosão política da direita. Mesmo Cavaco sofre por ter pactuado com o estatuto de inimputável de Jardim. Só pode ser essa a explicação para a queda abrupta da sua popularidade.

O PSD corre o sério risco de entrar num beco sem saída. A sua implosão deixou de ser uma hipótese académica. As eleições directas para a presidência do partido podem agravar as divisões internas, aprofundando a crise de representação política da direita. Pois ninguém pense que o PS – como alguns vaticinam – se possa tornar numa espécie de Partido Institucional.

Realisticamente é possível conceber a sobrevivência do PSD, transitoriamente sob a direcção de Manuela Ferreira Leite, numa lógica de contenção de danos face às eleições de 2009, com o sacrifício da sua ala populista? Uma espécie de regresso ao PSD cavaquista?

Como pode Manuela Ferreira Leite credibilizar um programa, e um discurso político, alternativos ao PS de Sócrates sob o peso da coincidência das mesmas propostas programáticas? As desvantagens de Sócrates não são capitalizáveis por Manuela. As desvantagens de Manuela são capitalizáveis por Sócrates.

É um círculo vicioso, estrategicamente vantajoso para o PS, que só poderia ser quebrado por uma candidatura de ruptura, ou seja, por um candidato de direita, com um programa, ao mesmo tempo, inovador e respeitável e um discurso populista, género “português suave”. O drama é que esse candidato a primeiro-ministro não existe. Ou, pelo menos, não foi ainda revelado.
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Marianne Faithfull

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quinta-feira, maio 1

FLORES DE MANUELA FERREIRA LEITE


Reparei na notícia das afirmações de Manuela Ferreira Leite na 1ª acção de campanha para a liderança do PSD e não quis acreditar. O discurso político dela tem a vantagem de parecer que se distancia dos discursos dos políticos profissionais. Um bocado hesitante e atrapalhado. Mas o que disse ela na Ajuda?

Faz-me lembrar quando há muitos anos, porque é 1º de Maio, o MES realizou a primeira acção de campanha eleitoral – para a constituinte ou para as primeiras legislativas – com uma sessão em Campolide. Era terreno do “inimigo” e, à última da hora, verificou-se que não havia mobilização. Nós acreditávamos na mobilização espontânea do povo em apoio das boas ideias. Nada. Logo na manhã do dia seguinte os jornais controlados pelo PCP puxaram para cima a notícia do fracasso … e morremos logo ali.
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MAIO DE 1968 ... TODOS OS MAIOS


A força das efemérides leva-nos ao Maio de 68. Passaram 40 anos. Àqueles que me questionam acerca das vivências desse tempo respondo, entre o sério e o irónico, que não me lembro de nada. Claro que me lembro mas as minhas vivências não me mobilizam para a reflexão. Frequentava a Universidade e, mesmo antes de nela ter ingressado, desde 1965, que participava dos movimentos de oposição à ditadura.

Durante os acontecimentos de Maio de 68 devo ter feito tanta coisa … ajudei a elaborar, imprimir e distribuir cadernos que divulgavam abundante informação acerca do que estava a acontecer em França. Lembro-me deles mas não me lembro do título da colecção. Discutia-se, no fundo, porque éramos modestos, uma coisa comezinha que era … a tomada do poder na universidade. Que afinal não era utopia porque viria a tornar-se realidade pouco tempo depois. Uma das vítimas foi o jovem assistente Cavaco Silva.

Em Abril de 1968 lia os “Cadernos” de Albert Camus, disso tenho a certeza, pois neles escrevi a data exacta da primeira leitura apaixonada (Abril – 3 – 1968 – FARO – CAIS.) Tal só foi possível porque as minhas preferências, no pensamento e acção, pelos 20 anos, nada tinham a ver com o Partido Comunista ou com os grupos marxistas-leninistas emergentes.

Eu vinha das vivências culturais, ligadas ao teatro amador; interessava-me o teatro e lia os dramaturgos, nalguns casos como ofício prático, clássicos e não só, (Gil Vicente, Eugène Ionesco, Luigi Pirandello, Thornton Wilder…) e também poetas (José Gomes Ferreira, encantava-me …) romancistas, de várias correntes e, claro, os neo-realistas (Urbano Tavares Rodrigues …). Filósofos, ícones da época, mais Gramsci que Marx, mais Lukács que Lenin, mais Camus que Sartre … mais Marcuse que Engels … Já para não entrar no encantamento pela rebeldia e música de Mary Joplin, Jimmy Hendrix e outros, além dos francófonos e dos portuguesíssimos que todos sabem quais são!.. E ainda, sem saber, militava numa estrutura da LUAR no Algarve.

As minhas experiências, anteriores ao Maio de 68, por razões de geração, eram mais próximas do espírito de Maio do que eu próprio supunha. Estavam mais próximas dos ideais libertários do que da ortodoxia comunista, pró soviética ou pró chinesa. Nunca na vida militei, nem simpatizei, com o PCP nem com os diversos grupos marxistas-leninistas que estavam a desabrochar. Respeitava a tradição da luta do PCP mas não me interessavam os valores em que ela assentava.
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Este desalinhamento político-ideológico manteve-se ao longo do tempo e havia de desembocar na aventura colectiva de criação do MES (Movimento de Esquerda Socialista). Esta foi a resposta de muitos de nós à angústia de um desejo de empenhamento político que não encontrava resposta em qualquer das ideologias e organizações instaladas na esquerda que víamos como demasiado disciplinadoras na militância e ortodoxas nas ideias.

A gestação de um movimento autónomo de contestação ao regime – nas escolas, sindicatos, quartéis, igrejas, bairros e fábricas – correu antes, e depois, do Maio de 68 que incendiou, ainda mais, essa vontade de construir uma alternativa que a guerra colonial tornava urgente.

A ideia da criação desse movimento político, anti-autoritário, anti-fascista, anti-capitalista e anti-colonialista, ganhara corpo no sucesso de muitas lutas sectoriais, na preparação de candidaturas independentes a direcções de sindicatos, associações de estudantes e recreativas, na experiência de criação de comités que desencadeavam greves e reivindicações à revelia das estruturas sindicais e associativas tradicionais.

Enfim estávamos confiantes que o caminho do futuro passava pela criação do nosso próprio movimento de contestação ao regime fascista, a partir das bases, sem obediência a chefes nem a hierarquias que, na verdade, nos repugnavam.

Entre os anos de 1965 a 1968 fiz a minha aprendizagem na luta política de base. Fui um soldado raso na revolta da juventude contra a tirania. No teatro amador, na secção cultural da associação de estudantes de económicas, ou na sua reprografia, (secção de folhas), que dirigi, na direcção da cooperativa livreira Livrelco; em comissões de curso; na organização de acções de propaganda e de manifestações (as relâmpago eram as melhores! …) contra o governo; na CDE de 1969, antecedida pela tentativa, falhada, e pouco conhecida, de aproximação à CEUD de Mário Soares …

Muitas e boas razões para me lembrar do Maio de 68, vivido em Portugal, que deixou raízes mais fundas do que muitos, hoje, querem fazer crer, mas que, para mim, é uma simples memória no cotejo com os desafios do presente e do futuro.
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CULPADO

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quarta-feira, abril 30

CARTAZES DO MES




Porque estamos na véspera do 1º de Maio uma sequência de cartazes do MES (Movimento de Esquerda Socialista) de 1975. Foram-me enviados, em 2006, pela investigadora Margarida Boto. Publiquei-os, anteriormente, ilustrando os seguintes postes: A B C D
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ESQUERDA SOCIALISTA - Nº 1

E como estamos em véspera do 1º de Maio aqui fica o número um do “Esquerda Socialista” jornal do Movimento de Esquerda Socialista, disponível na Hemeroteca Digital da Câmara Municipal de Lisboa. Pode ser folheado aqui.

O jornal foi dado à estampa tardiamente – 16 de Outubro de 1974 – e o seu design gráfico, tal como o símbolo do MES, são de autoria do Robin Fior. O seu primeiro director foi o César de Oliveira. Antes, pela passagem do 1º aniversário do golpe militar que derrubou Allende, no Chile, 11 de Setembro, já tinha saído o nº0 com uma tiragem de loucura! Aí uns 100 000 exemplares, ou estou enganado? [Post corrigido.]
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terça-feira, abril 29

O RIDÍCULO MATA

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O CASO MENTAL PORTUGUÊS


Compreendo muito bem o que Francisco Sarsfield Cabral escreveu, no Público, domingo passado, acerca do provincianismo português: UM CASO DE PROVINCIANISMO, que respigo do Jumento.

Este é um tema que pensadores e artistas portugueses já ilustraram com o talento da sua escrita. Uma das reflexões mais interessantes é a de Fernando Pessoa numa nota de estilo crítico intitulada: O CASO MENTAL PORTUGUÊS, publicada em 1932.

Começa assim: Se fosse preciso usar de uma só palavra para com ela definir o estado presente da mentalidade portuguesa, a palavra seria «provincianismo».

E acaba assim: O nosso escol político não tem ideias excepto sobre política, e as que tem sobre política são servilmente plagiadas do estrangeiro - aceites, não porque sejam boas, mas porque são francesas ou italianas, ou russas, ou o quer que seja. O nosso escol literário é ainda pior: nem sobre literatura tem ideias. Seria trágico, à força de deixar de ser cómico, o resultado de uma investigação sobre, por exemplo, as ideias dos nossos poetas célebres. Já não quero que se submetesse qualquer deles ao enxovalho de lhe perguntar o que é a filosofia de Kant ou a teoria da evolução. Bastaria submetê-lo ao enxovalho maior de lhe perguntar o que é o ritmo.

É sempre muito estimulante e útil a sua leitura, em particular, nos dias de hoje.
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ANIVERSARIANDO


Rosário: são magníficas as coincidências. Agradeço e envio, na volta do correio, um pequeno álbum de imagens de Javier Bardem.
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segunda-feira, abril 28

JESSICA


Andei à procura de uma moça com uma máquina promocional a sério que tivesse nascido no dia de hoje. O mesmo dia em que eu nasci. Já estava um bocado farto da companhia do António (Salazar). Encontrei a Jessica que, mesmo sem o apoio do Sr. António Cunha Vaz, está no top. Vá lá saber-se porquê! Deve ter a trabalhar para ela uma formidável máquina promocional. E o Sr. António Cunha Vaz ocupa a primeira página do Público. Porquê? Juro que fui obrigado a fazer um esforço brutal para deslindar quem era a figura. Passaram-me pela cabeça as mais desvairadas candidaturas à liderança do PSD. Mas não encaixava, e daí? Tive que ler as legendas. Foi difícil. Ou o negócio está mal ou está a preparar-se para fazer carreira política! Só pode ser no PSD. É o António Cunha Vaz. A coisa está preta.
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IMAGENS RARAS DO 25 DE ABRIL




Este epílogo dos murais de Abril tem muitas imagens que ecoam na minha memória. E já que se falou, algures, do pano de fundo do I Congresso do MES (Dezembro de 1974) aqui o deixo, de novo, numa fotografia rara. O pano foi desenhado com os pés descalços marcando pegadas que caminhavam para o centro do símbolo. Este foi o único símbolo feminil dos partidos surgidos, à luz do dia, com a revolução do 25 de Abril. Nem seta, nem aresta, nem punho, nem martelo, nem foice, simplesmente um círculo vermelho encerrando a sigla e a estrela de cinco pontas.
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domingo, abril 27

HÁ MAIS VIDA PARA ALÉM DOS INQUÉRITOS


Um inquérito anunciado pelo PR diz que os jovens sabem pouco acerca do 25 de Abril. Passa a ideia que os jovens de hoje são ignorantes. Ponto final. Estas coisas não se discutem. Mas pus-me a pensar acerca de quais as respostas de Cavaco Silva, enquanto jovem, a algumas perguntas.

Qual o primeiro presidente eleito na Primeira República? Qual o primeiro presidente da república do Estado Novo? Ou, a respeito de organizações internacionais, das quais Portugal é membro: quantos países fundaram a OTAN (NATO)? Ou acerca de resultados eleitorais: qual o resultado das “eleições” presidenciais de 1958?

Imagino as respostas de Cavaco Silva em 1959, pelos seus 20 anos! Ao que dizem era um rapaz que não se interessava muito pela política! Eu sei que os tempos eram outros, mas sempre existia a disciplina de OPAN (Organização Política e Administrativa da Nação)! Ninguém lhe dava importância nenhuma!

Então lembrei-me de uma frase de Camus: “Decadência! Os discursos sobre a decadência! O século III antes de Jesus Cristo foi um século de decadência para a Grécia. Ele deu ao mundo a geometria, a física, a astronomia e a trigonometria com Euclides, Arquimedes, Aristarca e Hiparque.” [Cadernos].
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sábado, abril 26

BIOGRAFIA DO GENERAL SEM MEDO

O livro tem 1 225 páginas sem considerar as notas finais. Toda a gente sabe que Humberto Delgado era uma figura contraditória. Pelo temperamento e pelas ideias. Mas a vida e obra das grandes figuras com intervenção cívica e política marcante no nosso país merecem ser conhecidas. É a luta incessante contra o esquecimento que deveria preocupar a comunidade, através das instituições representativas do Estado e da sociedade. Esta biografia não é uma banal reconstituição da vida de um militar que se meteu pelos atalhos da política. As primeiras impressões de leitura apontam não só para um melhor conhecimento do homem como do modo como se faz justiça em Portugal. Não só ontem, mas hoje. A discrição dos detalhes da farsa do julgamento dos seus assassinos, já em plena democracia pós 25 de Abril, é exemplar. Escreve ao autor – neto do General - a páginas 1 217: “Os dezassete volumes que o compõem (o processo do assassinato de Delgado) transitaram, já no século XXI, após a extinção dos tribunais militares, para a 2ª Vara Criminal de Lisboa, onde o processo recebeu até um novo número e teoricamente se mantém em aberto, a pretexto de se desconhecer se o réu revel Casimiro Monteiro está vivo ou morto”. O património histórico, que é o próprio processo foi salvo, in extremis, nos últimos dias, pelo governo mas, pergunto: a justiça portuguesa já sabe se “o réu revel Casimiro Monteiro está vivo ou morto”? .
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Algumas questões explicadas pelo autor da obra.
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sexta-feira, abril 25

25 DE ABRIL - PRESENTE


À porta de armas do Quartel do Campo Grande (Lisboa) posando para a única fotografia que assinala a minha participação na revolução do 25 de Abril. Num intervalo dos dias tensos nos quais se começou a cerzir um sonho que parecia inalcançável: a Liberdade.
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quinta-feira, abril 24

O MES SAÍU À RUA NUM DIA ASSIM




Estas são três de quatro fotografias/testemunho da primeira aparição pública do MES (Movimento de Esquerda Socialista) na manifestação do 1º de Maio de 1974. Foram publicadas, pela primeira vez, há um ano e a wikipedia fez uma hiperligação com uma legenda errada.
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NEPAL: MAOÍSTAS AO PODER

Os maoístas do Nepal, considerados terroristas pelos USA, conquistaram o poder pela via democrática e colocam algumas questões teóricas, e práticas, interessantes. Um paradoxo à consideração dos dirigentes do PCP e do BE:

"Neste momento estamos a lutar por uma democracia capitalista. Apenas quando tivermos uma base capitalista poderemos construir o socialismo".
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LEMBRAR EM CONJUNTO

Fui buscar ao Jumento o artigo no qual Rui Tavares, no Público, evoca a “Matança da Pascoela”, de 1506. É terrível o confronto com esta evocação, por ela própria, e por nos fazer lembrar a tragédia do esquecimento que marca a nossa história. Como havemos de nos revoltar, por exemplo, contra os atrasos da justiça nos nossos dias? 5 anos? 10 anos? Para decidir acerca de um processo? Pois se o processo do assassinato de Humberto Delgado só agora foi (mal) encerrado com a justiça na espera de saber se um esbirro da PIDE é morto ou vivo? Se só agora se traz à memória da comunidade, sem preconceitos nem vinganças, passados tantos séculos (séculos!), o massacre de 1506?

«Ontem não se corrigiu uma injustiça. Mas fez-se uma coisa bela e digna na cidade. Foram lembrados os lisboetas assassinados por outros lisboetas no massacre de 1506, também conhecido por Matança da Pascoela, por ter ocorrido naquele ano nessa data do calendário litúrgico. Os primeiros destes lisboetas eram tidos por judeus, e os outros tinham-se na conta de bons cristãos. O número de vítimas é incerto, mas pode ter ido até quatro milhares. Foi o pior momento da história da Lisboa portuguesa (talvez apenas superado pela própria conquista da cidade, quando os cruzados passaram a fio de espada muçulmanos, judeus e cristãos que viviam dentro da cerca moura).

Durante séculos, a matança de 1506 foi esquecida, apesar de ter sido cruamente relatada pelos cronistas da época. Mas foi enterrada sob as camadas de vergonha, indiferença e mentira que compõem o mito português dos brandos costumes. De tal forma que, de cada vez que alguém referia a matança de 1506, quase era preciso voltar aos livros e documentos para confirmar que, sim, tinha ocorrido.

A partir de ontem, será mais difícil fingir que não aconteceu. Foi inaugurado no Largo de São Domingos o monumento evocativo da matança de 1506. Ao invés de ocultar, a cidade mostra, dá a ver, o lado mau do seu passado. E isso é uma coisa corajosa.

Um acto corajoso de todos os intervenientes. Da Câmara Municipal de Lisboa, através do presidente da Câmara, António Costa, e do vereador Sá Fernandes, que tinha proposto este monumento nos quinhentos anos do massacre, em 2006, sem sucesso junto da vereação anterior. Um acto corajoso do cardeal-patriarca de Lisboa, José Policarpo, cujas palavras de perdão público ficam agora ali gravadas: "A Igreja Católica reconhece profundamente manchada a sua memória" pelo massacre. Um acto corajoso da Comunidade Israelita de Lisboa, a quem só séculos depois foi permitido voltar a ter presença pública no nosso país, e que agora pede: "Ó terra, não ocultes o meu sangue e não sufoques o meu clamor!", usando palavras do livro de Job. Não ocultes o sangue: um pedido à terra daqueles que morreram que temos obrigação de honrar.

Seria mais cómodo continuar a esquecer. Se não fosse tão cómodo, não teríamos esquecido durante mais de quinhentos anos. Seria cómodo dizer que um monumento não muda nada. Seria cómodo dizer que é "só" simbolismo ou politicamente correcto, e passar ao lado deste dever.

Lembrar em conjunto ("comemorar") a matança de 1506 é incómodo mas faz de nós melhores cidadãos. Em primeiro lugar, porque nos lembra das coisas terríveis que nós humanos somos capazes de fazer, e assim serve de aviso para que não voltem a ocorrer. Em segundo lugar, porque ficamos a conhecer melhor o lugar onde vivemos, e isso nos ajuda a entendê-lo e melhorá-lo. E em terceiro lugar, porque os nossos antepassados nos passaram isto: corre misturada nas veias de muitos lisboetas a memória genética dos lisboetas de 1506, do lado das vítimas e dos assassinos.
E quanto àqueles que não descendem desses lisboetas antigos: são hoje novos lisboetas a quem devemos hospitalidade, se aprendermos com os nossos erros.»
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AS PERNAS DA BURGUESA

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Francisco Martins Rodrigues

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SANTANA, OUTRA VEZ!

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