domingo, março 13

Einstein em Lisboa

A Pública publica um trabalho extenso acerca de Einstein. Uma das peças intitula-se: "Einstein, as varinas de Lisboa e Gago Coutinho"

A propósito da sua visita a Lisboa ressalta uma descrição, escrita pelo próprio, que ainda hoje, guardadas as distâncias, é bastante concludente assim como a proverbial capacidade dos portugueses para esquecerem ou "passarem ao lado" do que é verdadeiramente importante.

"Tinha o costume de escrever um diário em viagem, por isso conhecemos as impressões com que ficou de Lisboa. Einstein passou só um dia na capital, a 11 de Março de 1925, e comentou a incursão pela cidade:

"Dá uma impressão maltrapilha, mas simpática. A vida parece transcorrer confortável, bonacheirona, sem pressa ou mesmo objectivo ou consciência. Por toda a parte temos consciência da cultura antiga. Graciosa. Vendedora de peixes fotografada com uma bandeja de peixe na cabeça, gesto orgulhoso, maroto."

(...)

A passagem pelo Brasil não podia contrastar mais com a recepção em Lisboa. Tanto quanto se sabe, não foi recebido por ninguém, nem no dia da visita nem depois os jornais publicaram uma linha."

Sem comentários: