sábado, março 12

Governo Novo

O governo socialista acabou de tomar posse. Gostei da sobriedade da cerimónia e do discurso de Sócrates. Pareceu determinado e seguro da missão que lhe cabe. Tocou todos os grandes temas da governação. Foi bastante clarividente. Abriu caminhos para o futuro.

Anunciou até duas medidas emblemáticas. Uma boa prática nestes discursos de estado. Uma dela deu-me muito prazer. Acabar com o monopólio das farmácias na venda de medicamentos que não precisem de receita médica. Abre-se assim uma batalha na qual os portugueses vão apoiar o governo.

O Dr. Cordeiro, “boticário mor do reino”, vai tremer de raiva. Lembro a campanha que desencadeou contra Ferro Rodrigues nas anteriores eleições a propósito da proposta das farmácias sociais. Espero que este combate pela transparência e concorrência no mercado dos medicamentos não se fique por aqui.

A outra medida concreta anunciada é um desafio à capacidade das instituições do topo da hierarquia do estado para reformar o próprio modelo de actuação do estado. Fazer as eleições autárquicas e o referendo à constituição europeia no mesmo dia parece qualquer coisa fácil de aceitar e concretizar. Ganhamos todos com isso.

E afinal o governo PS não está a empurrar os referendos para 2006 como se queria fazer querer. Vamos ver como Sócrates conduzirá as medidas que forem sendo tomadas. Quais? Como? Em que sentido? Quais os beneficiários? Quais as metodologias?

Para começar não está nada mal. Haja esperança na capacidade dos homens para aprender com a realidade e os seus próprios erros.

Sem comentários: