segunda-feira, março 7

Sampaio e a Educação

Também estou de acordo com a prioridade política para a educação identificada por Sampaio. Já Guterres tinha, em 1995, identificado a mesma prioridade (“paixão pela educação”), já Cavaco tinha, a partir de finais dos anos 80, lançado programas inovadores para dar corpo à mesma prioridade (“ensino profissional” por exemplo), já Veiga Simão, no início dos anos 70, tinha lançado uma das mais profundas reformas da educação do século XX.

Apesar de todas as paixões e da identificação da prioridade para a educação os indicadores conhecidos de insucesso e abandono escolar, em Portugal, colocam-nos na cauda da Europa dos 25.

Convém, pois, assumir que este é um problema que vem de longe, sendo ainda uma sequela da transição do modelo elitista de escola, próprio da ditadura, para um modelo de escola próprio de uma democracia avançada.

O designado “choque tecnológico”, ou plano tecnológico, aplicado à “educação básica e secundária” é o caminho apontado pelo governo socialista. Como se vai aplicar? É essa a questão que está em aberto.

Sampaio (...) apontou ainda como "a única e decisiva prioridade" do país "o acesso universal à educação básica e secundária de qualidade".

Sem comentários: