quinta-feira, março 31

O "Ti Mimoso" Morreu

O “Ti Mimoso” morreu hoje. Acabo de receber a notícia, via email da Patagónia, do Pedro Pedrosa. O “Ti Mimoso” era, com a sua mulher Helena, a referência física e humana de todos os que se deslocam à Aldeia Histórica de Linhares da Beira.

Nela viveram pelo menos dois anos os membros de uma equipa do INATEL que produziram no terreno uma obra de grande alcance chamada “Carta do Lazer das Aldeias Históricas”

Nela se realizou, promovida pelo INATEL, anos a fio a mais consagrada das provas de Parapente de Portugal: o “Open de Linhares da Beira”.

O “Ti Mimoso” era uma âncora humana insubstituível de todas as inúmeras iniciativas e actividades, planeadas e estruturadas, que o INATEL realizou, pelo menos desde 1996 a 2002, em prol do desenvolvimento socio-económico da Linhares da Beira e de toda a região da Beira Interior de Portugal. Um verdadeiro projecto, bem sucedido, de apoio ao desenvolvimento sustentável da região contrariando desconfianças, imobilismos e atavismos.

Nas muitas visitas que fiz aquela aldeia, durante sete anos, era ponto de honra visitar em primeiro lugar o “Ti Mimoso" e a D. Helena na sua “tasca”. Eram figuras de referência de todos os parapentistas nacionais e dos estrangeiros que nos visitavam.

Uma noite cheguei à sua beira, por milagre, debaixo de um nevão incrível conduzido de Jeep pelo Valentim, já de noite, através de uma estrada que era necessário adivinhar, sem avistar vivalma, nos limites da sobrevivência (pelo menos era essa a minha sensação, que não a do Valentim) mas com a determinação de cumprir o programa. E cumprimos.

O “Ti Mimoso” lá estava na sua “tasca” para nos receber não escondendo a surpresa pela visita inesperada e quase impossível.

Eu tinha levado calçados uns sapatos que não resistiram à travessia a pé do jeep à tasca. O "Ti Mimoso" e a D. Helena tiveram a gentileza de me oferecer, na hora, uma botas que me serviam a preceito. Retribui mais tarde oferecendo-lhe um relógio. Sei que ele o ficou a adorar de tal forma que o poupava ao uso não fosse estragar-se. Nunca mais esqueci o "Ti Mimoso", nem esquecerei.

Sempre amável e pronto a ajudar guardo dele, afinal, a memória próxima e fraterna de um companheiro de estrada e de viagem. Honra à sua memória.

1 comentário:

Anónimo disse...

Cool guestbook, interesting information... Keep it UP
» »