quinta-feira, junho 23

Professores


Fotografia de Pela Lente

Ao longo da minha vida escolar fui aluno e confrontei-me com professores novos e menos novos. Desde a “escola primária”, passando pelo secundário, até à universidade. Tive sorte. Os novos eram, quase todos, muito bons: dizer nomes não adianta mas sempre cito Maria José Espanhol (que será feito?), Luisa Neto Jorge (grande poeta, já falecida), Fiama Hasse Pais Brandão (idem, mas viva), o José Neves (quase até ao fim), Almodoval, Joaquim Magalhães ...

Os novos, por vezes, encantavam pela sua energia. Os velhos, quase sempre, pela sua sabedoria. Hoje um professor é velho aos 55 anos? A experiência adquirida fê-lo perder capacidades? Qual a idade da sabedoria?

Todo o discurso, explícito ou implícito, em favor da reforma antecipada da vida activa, forçada ou voluntária, é falso e eivado de hipocrisia. Os professores quanto mais velhos mais capazes para ensinar. Caso contrário estaremos perante um mundo às avessas. E não me venham argumentar com a escola democrática e multicultural, de hoje, como se fosse um campo de batalha! A escola, mesmo elitista, sempre foi (e é) um campo de batalha.

Pois não é nela que se realiza o confronto entre a ignorância e o saber. Entre a impulsividade própria da juventude e a paciência própria da maturidade. Entre culturas diversas, etnias e sensibilidades. A escola é o lugar do encontro de todas as expectativas, frustrações, sentimentos, paixões, ódios, desejos, arrebatamentos, saberes e ignorâncias.

Difícil? Mas alguma grande obra que envolva toda a sociedade na batalha do conhecimento é fácil?

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