terça-feira, junho 1

Turismo em Crise

Na actividade turística as notícias são impiedosas. Em 2003 as viagens internas caíram 16,6% e as viagens ao estrangeiro 12,4%. Este não é só mais um indicador da crise económica. O turismo é uma actividade transversal e multidisciplinar, na economia e na sociedade, constituindo um revelador muito sensível do "estado da nação".


Os resultados da actividade turistica nacional, em 2003, foram maus. Os de 2004 não deverão ser melhores. Todos os indicadores apontam para uma situação desastrosa, este ano, das taxas de ocupação da hotelaria, em particular, no Algarve, o maior destino turístico nacional.

A crise na actividade turística não aproveita a ninguém? Certamente que perdem a maioria das empresas (fracos negócios)e os cidadãos (menos qualidade de vida). Mas os preços das viagens, da hotelaria (e da restauração), sobem como se o país vivesse uma época do "ciclo alto" da economia.

Há quem queira ganhar muito em pouco tempo. Por influência, e sob o pretexto, do Euro 2004, os preços dos produtos turísticos subiram astronómicamente. Serão verdadeiras as notícias de acordos, entre diversos operadores, tendo em vista a obtenção de vantagens ilícitas da forte procura no curto período da realização do Euro?


Sem comentários: