quarta-feira, junho 23

Vistas de Rua (6)

Rua Dr. Coelho de Melo, Faro, Algarve, Portugal

Quando olhava, da janela, aquela rua os meus olhos viam uma paisagem povoada de sonhos. Não era uma rua o que eles viam mas o espaço da liberdade. Ir à rua era sair em busca de sensações novas caminhando ao encontro do desconhecido. Ir à rua era buscar as diferenças que a disciplina da escola e as obrigações da casa tornavam grandiloquentes e imensas como o mar.

A rua em que eu nasci era de terra batida e nela era possível escavar buracos para jogar ao berlinde, desenhar, com o pé, figuras e olhar, curioso, os sulcos deixados pelas rodas do triciclo. A rua em que eu nasci era uma rua vulgar aos olhos do comum dos mortais mas, para mim, era uma avenida luminosa de sol e sombras desenhadas pelo calor da paixão de viver.

A rua em que eu nasci ainda lá está quase tal qual era na época da minha meninice. Uma rua de casas baixas, brancas de cal, com terraços mouriscos que, no verão, me queimavam os pés descalços. Nessa rua perdi a inocência. Aprendi tudo: a sonhar, a ler, a contar e a rezar. Nela conheci a beleza das mulheres e a cor da solidão. Aprendi a amar os que me amavam. A reconhecer a ausência e a partida. A morte e a vida. A doença e a miséria.

Tudo se aprende até aos 8 anos. Depois não se aprende nada.

Sem comentários: