sexta-feira, junho 11

Um funeral diferente para um homem diferente

Acabei de participar no funeral de um distinto homem público: Sousa Franco. Em Portugal, por muito mal que se fale da política, temos um escol de políticos sérios, competentes e dedicados à causa pública. Não vou enumerar nomes de políticos contemporâneos nem daqueles que no passado honraram com a sua acção o serviço público. Mas são muitos.

A caminhada foi, a pé, da Basílica da Estrela ao Cemitério dos Prazeres. Conheço aquele caminho. Não porque participe em muitos funerais. Só vou quando me obriga um profundo sentimento de amizade ou de gratidão.

Conheço o espaço público destes actos porque neles vivi boa parte da minha juventude. Morei na parte alta da Calçada da Estrela, ali ao lado da Basílica, e frequentei o majestoso jardim e a sua esplanada. A mesma que Sousa Franco tanto apreciava. Nela namorei, estudei, conspirei, desesperei, me despedi e reencontrei. É um lugar de referência na minha vida. Fui hoje visitá-la e estava quase tudo na mesma. Compreendo como poucos a razão do gosto de Sousa Franco por aquele lugar.

Depois sobe-se na direcção de Campo de Ourique. Um desfile de memórias. O Cinema Paris em ruínas. Nele vi os primeiros filmes da minha estadia, que nunca mais acabou, em Lisboa. Ao cimo da subida, a Tentadora, o "Correio", o "Canas". Frequentei esses lugares vezes sem conta. Ainda hoje ao sentar-me na esplanada da Tentadora, depois da última penosa caminhada de solidariedade com Sousa Franco, o empregado me dirigiu a palavra: "então há quanto tempo..."

Aqueles lugares são uma parte do meu percurso de vida. Têm o encanto dos caminhos que fiz, vezes sem conta, para casa do Xico Chaves (agora no Brasil, ói, como vais?) ou para a casa em que vivi na Rua Sampaio Bruno.

O Bairro de Campo de Ourique é uma preciosidade da cidade de Lisboa. Nele respira-se a luz mais brilhante, a urbanidade mais civilizada, o vozear mais cativante e os cheiros mais atraentes. A autêntica "Cidade Branca" de Tanner. Campo de Ourique faz-nos acreditar que vale a pena viver em comum. Que é possível a uma cidade manter a escala humana.

Paradoxalmente o acto de acompanhar Sousa Franco à "última morada" faz-nos acreditar na vida e no futuro. Sei que era isso que ele gostaria de ouvir. E toda a população que quis ver passar o cortejo fúnebre, no seu silêncio respeitoso, nas suas faces hirtas de comoção, nos seus olhos embaciados, mostrava como a política reassume a sua grandeza quando os protagonistas merecem o respeito e a confiança do povo.

Perdeu-se uma vida mas ficou uma lição de liberdade, cidadania e humanismo.

Sem comentários: