terça-feira, junho 1

Vistas de Rua (5)

Rua das Janelas Verdes

A rua das Janelas Verdes é uma referência na cidade de Lisboa. Nunca morei lá. Não sei muito bem porquê. Mas está naquela categoria de ruas que me seduzem. Umas porque nelas vivi, como a Sampaio Bruno (Campo de Ourique), a Travessa do Possolo (Lapa) ou a Calçada da Estrela, outras porque sim...

A Rua das Janelas Verdes tem um encanto muito especial talvez pela fusão de diversos encantos. Corre debruçada sobre o Tejo mas não o toca, é debruada a casas amigáveis e assume uma fusão de estilos, tradições e ressonâncias da cultura portuguesa que nos abraça.

Tem hotéis que não agridem o espaço originário. Tem Largos e escapatórias para outras ruas e largos que só vistos. Tem quase tudo o que se pode exigir a uma rua antiga onde se respira a memória do tempo. Mora lá o Museu Nacional de Arte Antiga.

O seu jardim e as refeições que lá tomei, em tempos idos, com pessoas do meu coração, fazem, para mim, a beleza do lugar. Talvez essa seja uma das razões do meu fascínio. Mas o Museu é, em si mesmo, uma preciosidade. Nele se encontram algumas das mais importantes obras de arte residentes em Portugal. No entanto julgo saber que é muito pouco visitado pelos portugueses.

Com os seus pecadilhos, que agora não vêm ao caso, a rua das Janelas Verdes é um encanto.