quinta-feira, fevereiro 2

INCÓGNITA

Posted by Picasa Van Gogh - O carteiro Roulin - 1888

Está disponível, no “Semanário Económico” e no IR AO FUNDO E VOLTAR, o artigo que intitulei: “Cavaco Silva: uma incógnita!” e que será publicado amanhã, dia 3 de Fevereiro, na edição em papel daquele semanário.

Aqui ficam os parágrafos de abertura.

“Mal seria que tendo manifestado o meu apoio, nestas páginas, à candidatura presidencial de Mário Soares, não voltasse ao tema após a eleição de Cavaco Silva.

Desde logo para afirmar, como mandam as regras do jogo democrático, que após o veredicto das urnas, a despeito das divergências políticas e das idiossincrasias pessoais, o candidato eleito passa a ser, como soe dizer-se, o Presidente de todos os portugueses.

Cavaco aguentou a investida das urnas. Ganhou com cerca de 64.000 votos de diferença face à soma dos votos obtidos pelos restantes candidatos. Bastava um só voto mas é, digam o que disserem, uma vitória escassa face às expectativas da direita. Mas em democracia por um voto se ganha, por um voto se perde.
Soares fez uma declaração de derrota à altura dos seus pergaminhos de democrata. Fiquei, apesar de tudo, confortado. Saber perder é uma grande virtude nas sociedades civilizadas. Honra seja feita.”