quinta-feira, janeiro 15

Alamal - Um projecto exemplar


A exposição da obra dos arquitectos Víctor Mestre e Sofia Aleixo na Ordem dos Arquitectos interessa-me muito pois integra, em lugar de destaque, o projecto da Pousada do Alamal, em Gavião, concelho do distrito de Portalegre.
O Centro Integrado de Lazer do Alamal foi inaugurado em 23 de Julho de 2001, como resultado de um protocolo celebrado entre o INATEL e a Câmara Municipal de Gavião.
Trata-se de um belíssimo equipamento de lazer, propriedade da Autarquia, sob gestão do INATEL, resultado da reabilitação da Quinta do Alamal, no qual se destaca a componente de alojamento, em parte, criada de raiz e, noutra parte, resultante da reabilitação de edifícios preexistentes num espaço que confina com o Tejo, frente ao Castelo de Belver.
Este projecto de arquitectura é um caso exemplar de integração de um conjunto de construções no meio envolvente fazendo conviver, de forma eficaz, a obra física com a natureza, respeitando o ambiente, sem abdicar do seu carácter utilitário destinado a ser usado pelo homem. Fui um entusiasta do modelo de parceria Autarquia/INATEL que permitiu que este projecto, que vale por si, se tornasse socialmente útil.
Gavião é, segundo dados de 2001, um dos 16 Concelhos mais envelhecidos do país, com mais de 400 idosos por 100 jovens.
Não estou seguro que o INATEL mantenha, no presente, a mesma filosofia de gestão deste tipo de equipamentos o que me merece uma observação atenta.
O projecto do Alamal é um caso exemplar de concretização de uma política de combate à desertificação do interior, criando emprego, gerando riqueza e alimentando a esperança de que seja possível tornar o nosso país mais justo, equilibrado e competitivo nos planos social e económico.


1 comentário:

Anónimo disse...

Caro professor, deixe-me indicar que passados 6 anos, o "socialmente útil" ainda está por concretizar, e que Gavião mantém-se no topo da classificação do índice de envelhecimento.

Construir algo, pode ser fácil se comparado com a capacidade real e política de aproveitar o construído.

PMatos