quarta-feira, fevereiro 4

Jacques Delors


Este é um político experiente ao qual, pelo seu passado de acção política em prol da construção europeia, se deve dar muita atenção.

"É sempre preciso partir de um consenso dinâmico."

"A Europa tem uma escolha entre a marginalização ou a sobrevivência, o declínio ou a sobrevivência. Porque o mundo anda depressa. No plano tecnológico, económico, das relações geopolíticas."

"...três finalidades da construção europeia: a paz, a modernização económica e a existência política. É preciso acrescentar um outro: a coesão económica e social."

"O que digo é que é preciso praticar a linguagem da verdade perante os cidadãos. Dizer-lhes o que pensamos e respeitá-los, mas é também fazer apelo à sua inteligência e à sua razão."

"Se tivéssemos esperado que os quinze estivessem de acordo ainda hoje não teríamos o euro. É tão simples como isto. Não é a Europa a duas velocidades. Mas hoje o clima é de tal ordem que não deixa passar nenhuma ideia positiva."

"Depois da queda do muro, o medo era grande. Dizia-se que ia haver confrontos, milhares de mortos. Nada disso aconteceu. Um pouco por sorte, mas também graças á sabedoria de muitos homens e mulheres que eram responsáveis na altura.(...) Isso serve para dizer aos jovens que a política nem sequer é desencorajadora, que há momentos de grandeza, que não estamos condenados à regressão, ao crime, às guerras, ao ódio."

(Excertos da entrevista ao Público de 4 de Fevereiro de 2004)



Sem comentários: