segunda-feira, fevereiro 16

A notícia mais importante do dia

"Pessimismo em Portugal está deslocado e sem fundamento, diz Constâncio


O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, afirmou esta segunda-feira que o pessimismo que se vive em Portugal "está deslocado e sem fundamento".
O economista, que intervinha num almoço com associados das câmaras de comércio Portugal-Holanda e Luso-Francesa, afastou a pertinência dos receios sobre a capacidade de crescimento e concorrência da economia portuguesa, particularmente acentuados após a entrada desta em tendência recessiva.
Argumentou, inclusive, que já estivera em "momentos bastante mais difíceis do que os actuais" ao longo da sua carreira pública.
Constâncio entende que se está a viver apenas a correcção "necessária e inevitável" de um crescimento forte da economia, alimentado por um endividamento igualmente forte.
Tendência que chegou ao seu limite e começou a proceder, de forma espontânea, à sua auto-correcção, acentuou, sublinhando estar convicto de que a retoma da economia portuguesa já começou." Lusa
Bem podem os responsáveis ao mais nível, como o Dr. Constâncio, puxar pela ideia de que a retoma da economia está aí a chegar! Que a crise actual é um simples processo de reajustamento! O pessimismo, o optimismo, o conformismo, o estado de espírito... resultam de uma gestão das expectativas. O governo anda há quase dois anos a fazer uma desastrosa gestão das expectativas. Tudo começou e continua com a política da "pesada herança". Depois temos o Dr. Cadilhe, o Dr. Santana Lopes, o Dr. Jardim, o Dr. Portas, a Dra. Celeste Cardona...O governo entrou naquela fase em que tudo parece complicar-se ao contrário da propaganda. Além disso não é capaz de se libertar da tentação de invocar a "pesada herança" à qual o Dr. Constâncio, por acaso, também pertence. O pessimismo, infelizmente, está muito bem colocado e tem fundamentos. Até um dia...

Sem comentários: