sexta-feira, fevereiro 6

Os favoritos de um iniciado...

Os meus favoritos resultam de uma escolha que, por sua vez, resulta da vontade, do acaso, da tradição, do preconceito, do conhecimento prévio, do tempo disponível e do facto, determinante, da minha capacidade de conhecimento ser limitada. Quando dou uma volta pela imensidão da internet - blogosfera incluída - fico estarrecido com a pequenez do nosso contributo individual no caudal de informação que deveria aplacar a ignorância e parece adensá-la quanto mais informação se liberta. Sem falar, claro, da contra-informação. A nossa ignorância é um mar imenso no qual emergem poucas ilhas paradisíacas de conhecimento e sabedoria. Quando, por exemplo, passo a limpo os sublinhados dos "Cadernos de Camus" buscando, através da net, informações actualizadas, acerca dos escritores, pensadores e filósofos citados, fico surpreendido. O manancial de informação, acerca de cada um deles, pela sua extensão e detalhe, é quase irreal. Ainda bem, dirão os investigadores devotos da net, e eu estou de acordo. Nesta coisa da informação mais vale o mais do que o menos. Mais vale a liberdade, com erros, do que a correcção, com omissões impostas pela censura, seja qual for a sua natureza. Mas afinal só queria dar-vos a conhecer os favoritos de um iniciado no universo dos blogs. Quais são os meus favoritos no dia de hoje? O Abrupto (uma referência intelectual livre, crítica de si mesma) os Cadernos de Camus (um projecto interessante, no qual participo) a Causa Nossa (uma referência política não dogmática, crítica do maioria) o BlogDaMiuda (uma referência individual, crítica do quotidiano) o Turing-Machine (referência inicial do absorto, uma amizade solidária). Nos últimos dias fiquei fiel de outros dois: o Noparapeito e o recém-nascido EscritanaMesa. Espero que os editores respectivos escrevam mais que os conheço e sei que a escrever são águias... E basta…

Sem comentários: